sábado, 27 de outubro de 2018


Berro d’Água

 

Por conta de Quincas Berro d’Água, o livro de Jorge Amado, esse camarada pensou uma coisa completamente distinta, veja você o que é o pensamento humano.

Pensou na água, nas águas, nos rios, nas corredeiras dos rios, nas pororocas, nas cachoeiras, em tudo que as águas faziam no mar, com as ondas batendo, em todos os sons e ruídos.

OND’ÁGUA

Rio
Bacia do rio Amazonas
Descrição: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/02/Amazonriverbasin_basemap.png/300px-Amazonriverbasin_basemap.png
Surfe em pororoca do rio
Cachoeira
Descrição: http://www.fotosbonitas.com.br/wp-content/uploads/2011/08/quadros-de-cachoeiras.jpg
Rio de montanha
Descrição: http://bocaberta.org/wp-content/uploads/2008/06/cascata7.jpg
Morena de geleira, o rio lento
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNIYunJ32PLC3IIZBw_bszBMIhG4kcQf9mb4jotGYIF0qvxGwRqchVtpAcFFxN7_7ilyyR1-3M5pK4tr0MeBqJEokYbBDQ6BpkIzn1j9NL1s6EwddsSSiE2wHCRhW_EOvqiGI2N8o8czo/s1600/2.jpg
Mar
Ondas batendo nas pedras
Descrição: http://i.olhares.com/data/big/292/2921760.jpg
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCkDGqHoXgizlsUTG8fBaBQ9eewak4Jk92yF3zzT9w79P1u3fmLOuMEfWLqKezCxx8GffGnOWwylT8GKOrzl1wXyjprFHgYDwwwy6Unzogy-C9HTZwTD1jDZ-YuYY_JKOf0Wi1Y0wxFb0/s1600/DSC04260.jpg
Olhe as ondas, olhe as ondas.

E as pessoas compravam os discos com as falas e os rugidos da água, o troar das pororocas, para colocar de noite ou de dia quando queriam dormir.

Ele aproveitou para passar mensagens de respeito aos rios, as artérias da Terra, agora as veias entupidas de sujeiras, verdadeiras cloacas de gente sem consideração, que não ama o ar, a água, a terra/solo e o fogo/energia, que não ama a vida (fungos, plantas, animais e primatas), doidos da cabeça. Mostrava os longos cursos e os lugares onde a água proporcionava o fenômeno da fala, dava uma lição sobre o rio.

Explorou o fenômeno das águas no mundo inteiro, o que ninguém tinha feito, ainda. Mostrou os sussurros sutis e os gritos estrondosos das águas. As reclamações e o cantar delas.

O som mais poderoso de todos, o terrível rugir das pororocas na foz do Amazonas, quando o rio-mar enfrenta o mar seu irmão e empurra-o quilômetros para dentro, fenômeno celestial que pode ser visto do céu.

Puxa, como eram lindas aquelas águas!

Rapaz, como as pessoas perdiam tempo e não consideravam a água cristalina o mais puro brilhante, diamante, dia-amante que em cada gota era jóia do universo, essa água tão extraordinária. E aí falou da água, das suas propriedades únicas que financiam a vida.

AS PROPRIEDADES DA ÁGUA

Uma característica incomum da água é a sua dilatação anômala. Ela se contrai com a queda de temperatura, mas a partir de 4°C recomeça a se expandir, voltando a se contrair após sua solidificação.
Descrição: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRStYdnG1JJXIfPpT6b-qw4czw5l9Zm7G8ixriayzgKjnT4Aq9DuD6BhqNe

Comprei vários, distribuí, fiquei fã. Toda vez que vem gente em casa dou de presente. Fiquei fã mesmo, sem dúvida nenhuma.

Serra, quarta-feira, 09 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário