segunda-feira, 29 de outubro de 2018


Modelo da Ciência

 

Apesar de ter boa mãe, que é a modelo da Filosofia, a modelo da Ideologia é uma decaída, nem se dá ao respeito, vai com qualquer um; francamente, é uma prostituta. Como pode uma descendente ser porca desse jeito?

Tanto a modelo da Magia quanto a modelo da Arte são mais elegantes, mais ajuizadas, adoram trabalhar com as artes, especialmente o Cinema, que é um dos xodozinhos. Perto das outras artes o Cinema é jovem, mas é muito promissor, mal está ensaiando os primeiros passos. Mesmo assim essas duas cometem erros, enganam-se, embarcam em causas perdidas, aquelas nas quais causam mal aos outros.

As modelos da Teologia e da Religião são, ambas, muito ajuizadas e comportadas. No passado deram vexame, mas colocaram a cabeça no lugar, embora vez por outra haja uma escorregadela.

Já a modelo da Ciência e a da Técnica são de um apuro e uma elegância extraordinárias. Talvez por serem as mais jovens de todas vem se conduzindo com muita decência, sendo aplaudidas em todas as passarelas. A modelo da Ciência é por vezes chamada Modelo Científico e foi doutrinada por inúmeros professores, inclusive de lógica e matemática, com produções muito boas e relevantes.

MODELO CIENTÍFICO

Descrição: http://www.scielo.cl/fbpe/img/cienf/v9n2/01_-fig3-pag19.jpg
Descrição: http://akitaonrails.com/files/20081216/overview_scientific_method2.gif
Se comporta bem em todos os países.

Que dama!

Boa-educação, tudo depende disso.

Muito estudo, muito empenho.

A longa preparação trouxe frutos fantásticos.

Ao longo do tempo elas vem produzindo horrores, enquanto as outras caíram na gandaia (embora com a recuperação notável das duas da Teologia/Religião e o desempenho relativamente correto da modelo da Filosofia). Esse é o contraste entre os que trabalham a sério e os que só vivem avoados, achando que vai cair do Céu.

Dizem que “o trabalho tudo vence”, não sei se é verdade, mas com toda certeza o não-trabalho nada vence (até os que vivem explorando os outros vivem do trabalho, nem que seja do trabalho alheio).

Consistência, dedicação, empenho.

É isso que conta.

Só tenho aplausos para essas moças.

Serra, terça-feira, 24 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário