domingo, 28 de outubro de 2018


Contos de Reis

 

Quantos eram os livros que falavam de reis e rainhas, tendo-os como personagens principais ou pelo menos atuantes?

Foi essa pergunta o começo da minha pesquisa.

ORGANIZEI A BUSCA

1.       Álbuns e revistas em quadrinhos;

2.       Livros;

3.      Contos avulsos (saindo em livros de contos);

4.      Google Livros e Projeto Gutenberg (é mais extenso do que eu conseguiria em no item 3 e oferece resposta para centenas de milhares (até os estimados 130 milhões de livros, já com ficha catalográfica);

5.      Contos que saíram em revistas, em jornais, na Internet, em outros canais de mídia;

6.      Outras oportunidades.

Era muito material.

Eu já havia lido muito durante 40 anos, mas frente ao mundo que era eu? Poderia passar 200 ou 300 anos lendo (e mesmo assim se tudo estivesse próximo, à mão, não se falando das buscas, não se falando no desaparecimento ou das perdas definitivas) e não conseguiria chegar a todos.

Sem falar no cansaço.

Então veio a ideia de publicar seqüencialmente em vários volumes, um a cada ano. Também existem as facilidades hodiernas, atuais, por exemplo, colocar um blogue anunciando meu propósito – isso poderia levar outros a repetir a iniciativa. Havia a agregação paga, a mais-valia, porém neste caso eu precisava fazer dinheiro, vender o primeiro para contratar, a menos que a editoria providenciasse os pesquisadores. Existiriam iniciativas semelhantes que eu pudesse secundar com mais apuro? Não se trataria de chupar propriamente, porque eu não conhecia nada de tão focado, tão dirigido a algo específico assim. Também podia tentar as comunicações com quem soubesse e desse indicações, dizendo onde achar, com endereço atrás do livro.

Enfim, a gente não sabe a riqueza de alguma coisa até que a traga à luz, era como a ponta de um novelo que fôssemos desenrolando: não acreditamos haver tanta linha num pacote tão pequeno. Era surpreendente.

E era sem dúvida muito focado.

Meu propósito?

Saber quanta deferência os reis e rainhas recebiam dos próximos, de todos aqueles que com eles lidavam nas ficções de todo tipo, inclusive aquela dita científica, e a fantasia, romances, tudo mesmo.

Quanto se prosternavam aqueles que com eles lidavam?

Compre o livro Os Tapetes dos Reis, volume 1. Está nas bancas e nas livrarias de todo o estado do ES.

Serra, sexta-feira, 20 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário