terça-feira, 30 de outubro de 2018


Relatório Anual II

 

Quando Zeus/Júpiter entrou na sala de reuniões Hades/Plutão e Posseidon/Netuno estavam de costas para a mesa, em protesto pelo que, já sabiam como Um dos Três, seria o teor geral.

Por outro lado, Deméter e Héstia, irmãs do queridinho Zeus, tinham os olhos brilhando em adoração, nem pensavam em falar, já votavam a favor de tudo que ele dizia, por mais disparatado que fosse – “Ele é tão bonito, né, Héstia?”, dizia Deméter toda rendida. “Nós criamos ele tão direitinho, que criança mais lindinha ele era”. O espírito maternal pairava sobre elas.

Plutão e Netuno cuspiam para frente, sem serem vistos, “que nojo!”

- Bom dia a todos.

HERA/JUNO - Bom dia, querido.

Os filhos falaram em uníssono: Bom dia, pai.

ZEUS/JÚPITER – falando da Europa a Grécia vai mal, é melhor a gente ir para a Itália, transferir os ativos, até já estou mudando meu nome.

HADES/PLUTÃO (bem baixinho) – eu não quero mudar. O inferno aqui é muito melhor.

JÚPITER – falou algo, Plutão?

PLUTÃO – deixe pra lá.

JÚPITER – a questão é que a Grécia é basicamente instável, está em crise há 150 anos.

ARES/MARTE – mas, pai, aqui estou perto dos turcos, posso cutucar eles.

JÚPITER – Marte, meu filho, você já ouviu falar de Internet? Telefonia universal? Forças armadas, especialmente a Marinha? De mais a mais há aquele menino que fez o Percy (filho de Netuno aqui presente), o Rick, que está abrindo caminho para a gente na América e de lá pelo resto do mundo.

ATENA/MINERVA (a xodozinho, tentando chamar atenção) – pois é, Pai (ela falava assim, em letras maiúsculas, a metida), você acha que a instalação do cinema deu certo? É a única arte que vai de vento em popa, sem falar nos quadrinhos, tanto álbuns quanto revistas – estou confiante neles, um bom trabalho. Inclusive liberei isso de DVD pirata para chegar ao povo, estou reabilitando os mitos e as lendas, inclusive dos outros deuses, vou ver se introduzo os persas, os chineses, os japoneses, os dos índios, muita coisa.

JÚPITER (todo satisfeito) – você sempre trabalha bem, querida.

Minerva ficou corada, os outros resmungaram, Marte chutou a mesa, quase arrancou o tampo do dedo.

JUNO – Marte, querido, sua hora vai chegar.

JÚPITER – Eros, filhote, você tá deixando a desejar.

CUPIDO/EROS – tá difícil, pai, em questão de amor o mundo vai mal.

JÚPITER – sem desculpas, melhore o desempenho. Peça a ajuda de Afrodite/Vênus (ela era toda sorriso, era outras das menininhas do papai, aquele bocão de Angelina misturada com sorriso de Julia Roberts, quem resiste?; os outros resmungaram ainda mais, alguém deu uma cabeçada na mesa, acho que foi Baco/Dionísio, ninguém ligou, ele vivia bêbado).

EROS (colocando os carcás de flechas do arco-do-amor em cima da mesa e levantando-se pronto para sair, pois Eros todo animado) – prontinho, pai.

JÚPITER (enfadado) – depois da reunião, não há pressa. Ceres, estou gostando de ver você, mas a introdução dos transgênicos não foi precoce?

CERES – talvez, pai, mas em compensação a produção aumentou à beça, bem como os lucros.

JÚPITER – não vai matar muita gente?

CERES – não sei, mas fica embutido nas outras causas.

JÚPITER – Esculápio, estou gostando de ver, a biologia, a medicina, a farmacologia (principalmente essa do Brasil, onde vendem 10 vezes os remédios necessários), está abafando.

ESCULÁPIO (muito tímido, fez gesto de desconsideração com a mão) – Tudo bem.

JÚPITER – e você, Netuno, com a questão da poluição?

NETUNO (que estava tentando passar sem ser reconhecido, deu um pulo) – o que tem eu? A poluição vem da terra, vem da sua gente, não surge no mar, você que tem de dar jeito, irmãozão.

JÚPITER – deixando de saber, faça sua parte. Pra terminar, Fortuna, você fez a mega-sena pra mim?

FORTUNA – não recebi os volantes.

JÚPITER – não? Mercúrio?

HERMES/MERCÚRIO – poxa, pai, esqueci.

Serra, quarta-feira, 18 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário