domingo, 13 de maio de 2018


Ganhando as Alturas

 

Como já disse, os seres pré-humanos baixaram os calcanhares ao ganharem para moradia as árvores como macacos: desde os macacos nossos antepassados não se apóiam mais nas pontas dos dedos ou das unhas.

PISANDO SOBRE AS UNHAS (como a gazela: ela pisa diretamente sobre as unhas)


PISANDO SOBRE OS DEDOS (como os elefantes)


PISANDO SOBRE AS ALMOFADAS DOS DEDOS (como os cachorros)


O cachorro não anda com as mãos e os pés, como me fizeram acreditar, andam na ponta dos dedos dianteiros e traseiros.

OLHANDO DE PERTO O CACHORRO

Seta: para a Esquerda: CotoveloSeta: para a Esquerda: CotoveloSeta: para a Esquerda: PunhoSeta: para a Esquerda: Calcanhar

Ao subir nas árvores os seres que se transformaram nos macacos desceram o punho e o calcanhar até eles encontrarem o solo para assegurar estabilidade; com isso perderam altura que os pré-seres tinham ganhado. Os cachorros teriam ficado um palmo - ou pelo menos 20 cm - mais baixos e próximos do solo, onde estavam os temidos insetos; os pós-seres, livres nas árvores, não precisavam temê-los tanto, desde que tampassem o corpo com pêlos, ocultassem os canais das orelhas e dos narizes, assim como mantivessem as bocas fechadas (o antigo ditado: “em boca fechada não entra mosca”).

O CAVALO NAS PONTAS DOS DEDOS

Seta: para a Esquerda: DedoSeta: para a Esquerda: DedoSeta: para a Esquerda: JoelhoSeta: para a Esquerda: OmbroSeta: para a Esquerda: Calcanhar

Seta: para a Esquerda: Punho

Em particular, o cavalo teria deixado de ser útil, passando de cavalo de corrida a pobre animal se arrastando sobre a barriga. Teria baixado mais de meio metro sua altura.

Assim, o que viria a ser humano baixou o calcanhar e o punho, perdeu altura e ganhou a copa das árvores; foi uma troca notável. Se um ser humano ficasse de quatro sua altura do solo não passaria de meio metro ou pouco mais. Como ficamos eretos, hoje temos 1,70 m ou mais, até 2,50 m.

MACACO ERETO


HUMANOS ERETOS CAMINHANDO


Não havia volta.

Se não tivessem coletivizado, os pré-seres e os seres humanos desapareceriam faltamente diante do arsenal superior dos animais.

Vitória, terça-feira, 26 de setembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário