quinta-feira, 31 de maio de 2018


O Prêmio dos Orgulhosos

 

Identifiquei a vaidade ou orgulho como tendo quatro modos de aspirar: fama, poder, riqueza, beleza. Claro que queima na chamada Fogueira das Vaidades (e tem a vanity fair, feira das vaidades do tapete vermelho mundial em que passam ou querem passar 50 %, enquanto outros 50 % estão, por felicidade, livres).

A QUESTÃO É PERGUNTAR

A PERGUNTA, SATISFAÇÃO DA VAIDADE (são numerosíssimos os caminhos).
PURA DERROTA (como disse certa moça de forma muito engraçada na cooperativa do Sindifiscal/ES).
Beleza.
Essa é particularmente fatal para as mulheres e sobre elas prosperam incontáveis socioeconomias.
Fama.
Quantos dos 100 bilhões de nascidos são lembrados?
Poder.
A cada geração são inflexivelmente substituídos e encostados os velhinhos com suas artrites e artroses.
Riqueza.
Os mais-mais tiveram bilhões de dólares (Mansa Musa, imperador-rei africano no Mali, o ser humano mais rico de todas as eras, as pessoas nem sabiam mais seu nome400).
A soma de todas as taras.

Vem a velhice e as rugas, as marcas de senilidade, as dores nas articulações, o capengar, a queda dos seios para as mulheres, a bengala, o encurvamento da coluna, o mal funcionamento dos órgãos e tudo mais - começa logo aos cinquenta anos.

Os filhos e netos esperam a morte do patriarca para gastar à vontade, os ladrões indecentes levam durante toda a vida, o IR toma se o governo não for comparsa, dentre todos os pedreiros os imorais desviam, a mulher leva metade para gastar com Tonhão se você aceitar o divórcio, alguém derruba o precioso vaso Ming, tudo esfiapa.

Ah, que divertido é!

Quem se lembra dos grandes atores e atrizes de Hellwood? Ó fama devoradora, sempre comendo os encanecidos para sustentar os novos.

E poder, que é tão curto? Todas as peripécias dos assassinos (Hitler, Stálin, Mao, Napoleão, Ravanalona III de Madagascar, Leopoldo II da Bélgica, Pol Pot e os maiores assassinos da geo-história), começa aos 20 e poucos, raramente vai além dos 50, fatalmente termina aos 80.

É extremamente risível.

Ah, seria ótimo se algum psicólogo-escritor do modelo tivesse tempo e disposição para retratar isso em quatro capítulos (falta o centro, de onde sai tudo da evidenciação). Em quadrinhos seria ainda melhor uma série.

Vitória, quinta-feira, 31 de maio de 2018.

GAVA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário