Junkers F13 e os
Círculos de Expansão
Veja que os Wright fizeram voar um
ÓVNI (objeto voador não-identificado), pois ele era catapultado (e não era
objeto voador controlado por humanos), não voava autonomamente; o 14-Bis de
Santos Dumont voava de moto próprio – subiu e desceu por direção do piloto em
1906. Apenas 13 anos depois já estava sendo produzido o Junkers F13; você pode
dizer que as formas surpreendentemente modernas do avião se devem à genialidade
do criador, fato isolado, mas compare o objeto quadradão de Santos Dumont com
as linhas do Junkers para ver os avanços notáveis que uma era permite – em
poucos anos dá-se um salto tremendo. Esse avião poderia perfeitamente estar
voando ainda hoje, passados quase 90 anos em 2006; poderia ser oferecido em série
e seria comprado por milhares de pessoas de posses.
À parte isso imagine circunferências a
partir do ponto de surgimento de qualquer invenção nova: são os círculos de
expansão do título. Quando eles tocam as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos
e empresas) e os AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundos) em
volta, que transformações culturais ou nacionais provocam? Em um ano, em 1920,
quantos já estavam produzindo e comprando Junkers? Em 10 anos? E assim por
diante.
Mais ainda, que transformações
coletivindividuais provocam tais objetos? Na medida em que se expandem na
produçãorganização humana que outras ondas fazem surgir? Claro, isso deveria
ser simbolizado em 4DRV (3D, três dimensões, com tempo; RV, realidade virtual).
CÍRCULOS
DE EXPANSÃO
(tocando outras iniciativas)
Tudo dá saltos tão fantásticos que é
interessante pensar como podem os documentários ser tão insossos, tão
desenxabidos, tão insípidos!
Vitória, sexta-feira, 24 de novembro
de 2006.
ESPANTOSO
DESENVOLVIMENTO
Aviões
Otto Lilienthal (1848-1896) realizou
centena de vôos em seus planadores. Os irmãos Orville (1871 -1932) e Wilbur
Wright (1867-1912) em 17 de dezembro de 1903 destacam-se no
primeiro vôo humano motorizado em Kitty Hawk, na Carolina do Norte.
Santos Dumont (1873-1932), se
destaca devido ao seu aparelho ter sido a primeira máquina controlável e mais
pesada que o ar a alçar vôo em 23 de outubro de 1906 (14bis).
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