quinta-feira, 31 de maio de 2018


Junkers F13 e os Círculos de Expansão

 

Veja que os Wright fizeram voar um ÓVNI (objeto voador não-identificado), pois ele era catapultado (e não era objeto voador controlado por humanos), não voava autonomamente; o 14-Bis de Santos Dumont voava de moto próprio – subiu e desceu por direção do piloto em 1906. Apenas 13 anos depois já estava sendo produzido o Junkers F13; você pode dizer que as formas surpreendentemente modernas do avião se devem à genialidade do criador, fato isolado, mas compare o objeto quadradão de Santos Dumont com as linhas do Junkers para ver os avanços notáveis que uma era permite – em poucos anos dá-se um salto tremendo. Esse avião poderia perfeitamente estar voando ainda hoje, passados quase 90 anos em 2006; poderia ser oferecido em série e seria comprado por milhares de pessoas de posses.

À parte isso imagine circunferências a partir do ponto de surgimento de qualquer invenção nova: são os círculos de expansão do título. Quando eles tocam as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundos) em volta, que transformações culturais ou nacionais provocam? Em um ano, em 1920, quantos já estavam produzindo e comprando Junkers? Em 10 anos? E assim por diante.

Mais ainda, que transformações coletivindividuais provocam tais objetos? Na medida em que se expandem na produçãorganização humana que outras ondas fazem surgir? Claro, isso deveria ser simbolizado em 4DRV (3D, três dimensões, com tempo; RV, realidade virtual).

CÍRCULOS DE EXPANSÃO (tocando outras iniciativas)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Tudo dá saltos tão fantásticos que é interessante pensar como podem os documentários ser tão insossos, tão desenxabidos, tão insípidos!

Vitória, sexta-feira, 24 de novembro de 2006.

 

ESPANTOSO DESENVOLVIMENTO

Aviões

Otto Lilienthal (1848-1896) realizou centena de vôos em seus planadores. Os irmãos Orville (1871 -1932) e Wilbur Wright (1867-1912) em 17 de dezembro de 1903 destacam-se no primeiro vôo humano motorizado em Kitty Hawk, na Carolina do Norte.
Santos Dumont (1873-1932), se destaca devido ao seu aparelho ter sido a primeira máquina controlável e mais pesada que o ar a alçar vôo em 23 de outubro de 1906 (14bis).
Junkers F13 (variant)

Nenhum comentário:

Postar um comentário