sábado, 26 de maio de 2018


Sustentação da Família

 

O modelo mostrou uma realidade muito mais ampla e MULTIPLICÁVEL – que se pode multiplicar – que qualquer outra abordagem antes.

CRUZAMENTO = CASAMENTO = COMPONDO

PESSOAS
AMBIENTES
Indivíduos
Cidades-municípios
 
 
Famílias
Estados
 
 
Grupos
Nações
 
 
Empresas
Mundos

Tudo se relaciona com tudo dois-a-dois, três a três, n-a-p.

Assim, se eu casasse com uma indiana levaria a família dela junto, os amigos do grupo, as empresas de lá e assim sucessivamente seu mundo inteiro; e vice-versa.

A questão posta é que o mundo é NECESSARIAMENTE complexo, não é somente e suficientemente simples; é simplificável e devemos aprender a simplificar, mas ele é notável pela sua complexidade, de que nunca nos falam nas escolas, pois fazê-lo não seria “didático”: supostamente as crianças não conseguiriam assimilar. Assim, o revolucionário, o efervescente, o vibrante, o reverberante nunca chega a elas. O rapidíssimo batimento cardíaco do universo nunca as alcança. Estão sempre isentas dessa tremendíssima vibração.

Quando levamos Maria levamos a família de Maria e tudo mais, levamos seu universo inteiro; isso é preocupante, é claro, mas é entusiasmante também. Não nos falam dessa rede extraordinária, dessa árvore-de-relações. É porisso que o universo “didático” tão restrito parece aborrecido para as crianças: elas são tratadas como débeis mentais e aprendem a responder assim, o que é frustrante para a gente quando é criança e para os adultos; que desejam isso, para não serem muito questionados, mas também sofrem com a ausência da criança real – que só é real nos grupos infantis.

Vitória, segunda-feira, 06 de novembro de 2006.

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