domingo, 27 de maio de 2018


Casamento, o Maior Sucesso de Vendas

 

Não é só pelo sexo ou pelos filhos e filhas, nem por companhia, nem por casa e comida nas horas “certas”, havendo ou não fome, ou por proteção contra as intempéries, um lugar seguro por dormir e assim por diante. Há mais, como o Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens (MCES) mostrou. Pois se juntaram os produtos das mulheres com as invenções dos homens e isso fez a felicidade geral. Foi a re-união de metades da mesma espécie que, como disse Platão, estavam separadas.

AS CONTRIBUIÇÕES DE CADA QUAL

CADA QUAL
AS CONTRIBUIÇÕES
DESTINADAS
Pais-filhos
Cachorro, cavalo, arco-e-flecha, lanças, escudos, machados, grande proteína, roda, carroças, fogo devastador, proteção para os pés, casacos, casas e segue
Ao campo e à caça, tudo que é violência
Mães-mulheres
Gata, vaca, vasilhas, cuidados da caverna, plantio e cultivo, bebidas, pequena proteína, roupas, cuidados corporais, fogo controlado feminino, estocagem, aritmética e segue
à caverna-terreirão e à coleta, toda paz

As coisas não se passaram como vem dizendo os tecnocientistas antropólogos, arqueólogos e geo-historiadores: o mundo antigo não era agressivo, pelo contrário, não o era tanto quanto não o eram as comunidades remanescentes da Idade da Pedra que até no século XX e mesmo neste ainda conservaram o modo antigo de vivência das pequenas aldeias tribais onde todos se conhecem e se tratam com amizade e reverência. Pelo contrário, foi a saída das cavernas e a construção das pós-cavernas e das pré-cidades, caminhando para Jericó, a primeira das cidades há 11 mil anos, que inaugurou nesta Desse modo, o casamento deu certo porque se uniram duas criaturas muito inventivas, cada qual ao seu jeito. Não é nada disso de as mães-mulheres serem estúpidas: é que cada qual inventa do seu jeito e como o outro não sabe fazê-lo julga que nada existe, e apenas porque NÃO CONSEGUE VER toma o que aparece como natural. Meramente os homens não conseguimos ver o que as mulheres fazem, tomamos como evidente. Julgavam assim; se elas pareciam estúpidas na visão anterior, como poderiam ter inventado a agricultura, as vasilhas, a estocagem, a aritmética e tanta coisa mais? Mas conceberam, idealizaram tudo que é relativo às cavernas e aos terreiros, a cuidar das crianças, a planejamento familiar, a coletar e guardar, a distribuir e assim por diante.

É porisso que o casamento é um sucesso de vendas, tendo sido comprado por pelo menos 25 bilhões de pares durante centenas de milhares de anos. Isso precisa ser mais bem estudado e exposto em livros.

Vitória, quarta-feira, 15 de novembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário