segunda-feira, 28 de maio de 2018


O Jovem Desafiante

 

Assim como o gênio o jovem ou a jovem é sempre desafiante, é tendente à inovação, mesmo o mais bobo ou a mais boba. É assim porque tem de ser assim, afinal de contas as pessoas da frente morrem e eles e elas devem assumir o mundo.

Então, tem de desafiar, por natureza.

Ao contrário do que a sabedoria, a dialética, o Tao e o modelo apontam as “autoridades” ficam incomodadas e em vez de estimular tentam cercear, o que é ruim de dois modos: 1) pelo modo positivo não aproveitam as potências; 2) pelo modo negativo introjetam as potências não-vazadas como venenos psicológicos. As pessoas que não podem falar e propor planos (= PROBLEMAS = SOLUÇÕES na Rede Cognata) adoecem física e mentalmente.

IRROMPIMENTO OU ARREBENTAMENTO (dos limites ou fronteiras)

LISTA DAS POTÊNCIAS FÍSICAS
LISTA DAS POTÊNCIAS MENTAIS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quais são os presentes desafios de nosso limite temporal?

Deveríamos ter grupos-tarefa dos governempresas apontando-os às crianças com toda urgência possível.

Como visto, estamos errando de dois modos, um pela oposição à expansão e outro pelo favorecimento da acomodação. Castigamos os que se manifestam por mudanças e aplaudimos os ajustados: como conseguiremos enfrentar as tempestades futuras sem os talentos superiores selecionados? Se amortecermos as vontades logo no nascedouro como a humanidade prosseguirá? Até agora, felizmente, os superdotados em resistência têm resistido e prosseguido na saga humana de construir o futuro.

Tem sido bom, mas poderia ser melhor ainda se estimulássemos os jovens e as jovens a desafiarem ainda mais.

Vitória, quinta-feira, 23 de novembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário