sábado, 26 de maio de 2018


Incursões Literárias na Teologia e na Religião

 

Dos modos do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) geral, as pessoas acham de falar justamente dos mais difíceis, Teologia e Religião, como se fossem os mais fáceis, assim como qualquer um acredita poder fazer poesia, dentre as 29 tecnartes a mais difícil, porque se trata de compactar livros inteiros em alguns versos.

Do mesmo modo, hoje você pode ir a qualquer livraria e achar textos que vão abalar o mundo, que vão fazer estremecer os pilares e as sustentações da Fé, em particular da Igreja, mesmo sabendo que é instituição que vem de Cristo-Deus e está de pé depois de dois milênios, recentemente os do começo do presente século falando em sustenta-la por mais mil anos, o novo milênio – ninguém faz tal afirmação retumbante sem razão.

Qualquer um é capaz de fazer livro de 300 ou 400 páginas com revelações bombásticas, sem pensar que do outro lado estiveram 70 gerações de 30 anos de homens (e mulheres também, as freiras e as santas) que emocional ou racionalmente dedicaram suas vidas a embasar tal instituição.

É de rir.

Existem centenas de volumes desses, talvez milhares, não sei se algum estudioso fez questão de fazer levantamentos, tenho comentado após as árduas leituras: por mais cansativos e óbvios ou estúpidos que sejam os assuntos e os modos de abordar vou até o fim, por vezes em argumentos tão maçantes que demoro anos para conseguir vencer minha vontade de abandonar os tolos ao seu destino, Dan Brown sendo o mais projetado deles.

Ai, ai, que saco!

Milhares, dezenas de milhares no mundo, sei lá, todos prometendo fazer revelações que abalarão as fundações da Igreja e da Fé. Alguém que tivesse paciência deveria fazer tal levantamento e exposição das tentativas. Não precisa investigar tudo de uma vez, pode ir analisando aos poucos.

Vitória, sábado, 26 de maio de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário