domingo, 27 de maio de 2018


Ab Ovo Ab Náusea

 

Ab ovo, expressão latina, desde o ovo, desde o começo, do princípio.

Ab náusea, por imitação, desde a náusea, o vômito.

Desde a Era de Ouro da ficção dita científica, em grande parte do século XX e começo deste falaram e ainda falam dos robôs como criaturas muito perigosas. Isaac Asimov tanto falou de perigo quanto de tranquilização, na medida das (inexistentes) três leis da robótica (cibernética de Norbert Wiener, mecatrônica nos termos da engenharia).

AS TRÊS LEIS DA ROBÓTICA NÃO SÃO DIALÓGICAS (são inúteis, porque conflitantes)

Resultado de imagem para as três leis da robótica

DUAS VERTENTES (existem inúmeras possibilidades transitando do sim ao não, fuzzy logic, lógica difusa, dialógica nebulosa)

Resultado de imagem para curva do sino
2,5 % e seus aderentes.
90,0 %.
2,5 % e seus aderentes.
PERIGOSOSÍSSIMOS.
SEGURÍSSIMOS.

Serão os novos seres (NS, NÓS em comunhão) como os seres humanos de fato já somos, de um extremo a outro, o universo é assim, a Natureza monta errado, confecciona os moldes perfeitos a partir do caos.

MAIS UM AMEDRONTANDO

Resultado de imagem para daniel h wilson
EUA, 1978.
Imagem relacionada

O rapaz é PHD em robótica, mas nem porisso grande pensador, não vê que sem os NS nunca conseguiremos conquistar e povoar sequer o sistema solar.

O livro é Daniel H. Wilson, Robopocalipse [robô-apocalipse], Rio de Janeiro, Record, 2017 (original de 2011) e a estória é a de Archie, um robô tornado consciente que começa guerra contra a humanidade, a ponto de quase exterminar a outra racionalidade, que a inventou. Numa coisa o livro está certo, os aparelhos, acessórios, programas, instrumentos, máquinas se tornaram onipresentes, dependemos integralmente delas. O tempo presumido do texto é pelo menos 2045, pois diz “uma explosão nuclear centenária”, não estaria longe.

Contudo, a psicologia artificial, depois sintética, deve ser pensada, meditada profundamente, estudada com rigor, não no sentido de meter medo e sim de ver sua utilidade universal.

Vitória, domingo, 27 de maio de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário