domingo, 27 de maio de 2018


Dimensão do Amor e do Ódio

 

No Livro 179 escrevi Ódio e Amor nas Religiões explorando particularmente as duas colunas com seus extremos de super-amor, paixão, e super-ódio, indiferença, mas do ponto de vista da mera listagem; agoraqui o assunto é outro.

A CURVA DO SINO E AS EXTREMIZAÇÕES

COLUNA DO AMOR
COLUNA DO ÓDIO
DICIONARIENCICLOPÉDICO DO AMOR
DICIONÁRIENCICLOPÉDICO DO ÓDIO
Palavrimagens do amor
Palavrimagens do ódio

PALAVRIMAGENS

PALAVRA
PAL/I
IMAGEM
DICIONÁRIO
D/E
ENCICLOPÉDIA
[Do gr. parabolé, pelo lat. parabola. ]S. f. 1. E. Ling. Unidade mínima com som e significado que pode, sozinha, constituir enunciado; forma livre. 2. Unidade pertencente a uma das grandes classes gramaticais, como, p. ex., substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, abstraídas as diferentes realizações (marcas flexionais) que ela possa apresentar; lexema. [Quando referimos um verbo como amar, temos em mente não apenas o infinitivo, tomado aí como forma de citação, mas todas as demais formas da conjugação. ] 3. Ling.  V. palavra gramatical. 4. Nas escritas modernas, unidade constituída por grafemas, delimitada por espaços em branco e/ou sinais de pontuação. 5. Alta expressão do pensamento; verbo. 6. Grupo de palavras; frase(s). 7. Faculdade de expressar idéias por meio de sons articulados; fala. 8. Modo de ver; opinião, afirmação, asserto. 9. Alocução, oração, discurso. 10. Doutrina (1). 11. Promessa verbal. 12. Permissão ou direito de falar.   
 
[Do lat. imagine. ] S. f.1. Representação gráfica, plástica ou fotográfica de pessoa ou de objeto. 2. Restr. Representação plástica da Divindade, de um santo, etc. [Cf., nesta acepç. ídolo (1) e ícone (1).] 3. Restr.  Estampa, ger. pequena, que representa um assunto ou motivo religioso. 4. Fig. Pessoa muito formosa. 5. Reprodução invertida, de pessoa ou de objeto, numa superfície refletora ou refletidora. 6. Representação dinâmica, cinematográfica ou televisionada, de pessoa, animal, objeto, cena, etc. 7. Representação exata ou analógica de um ser, de uma coisa; cópia. 8. Aquilo que evoca uma determinada coisa, por ter com ela semelhança ou relação simbólica; símbolo. 9. Representação mental de um objeto, de uma impressão, etc.; lembrança, recordação. 10. Produto da imaginação, consciente ou inconsciente; visão. 11. Manifestação sensível do abstrato ou do invisível. 12. Metáfora. 13. Álg. Mod.  Ponto de um conjunto que corresponde a um ponto de outro numa aplicação deste sobre aquele. 14. Inform. Cópia exata do conteúdo de um segmento contínuo de memória (principal ou secundária) ou de arquivo. 15. Ópt. Conjunto de pontos no espaço, para onde convergem, ou de onde divergem, os raios luminosos que, originados de um objeto luminoso ou iluminado, passam através de um sistema óptico. 16. Rel. Públ. Conceito genérico resultante de todas as experiências, impressões, posições e sentimentos que as pessoas apresentam em relação a uma empresa, produto, personalidade, etc.

Amor e ódio são extremos de amoródio; são motores independentes no modelo, existem por si mesmos, não como entes, claro que não, mas como entidades significativas autônomas, e as pessoas tendem a encarnar 50/50 dentro das oscilações polares, com forçamento indo a superextremos superdireito 1/40 ou +2,5 % e superesquerdo -1/40 ou – 2,5 %.

A vantagem disso, é claro, é que a Psicologia passaria a ser tratada como flutuação quântica, de quantidades, dentro da mecânica estatística de Gibbs –na expansão desse Tsallis de que se fala abaixo -, a partir da definição dos cartuchos e das regras ou leis de união entre eles, quer dizer, leis de dependência.

Vitória, terça-feira, 14 de novembro de 2006.

 

PSICOLOGIA ESTATÍSTICO-PROBABILÍSTICA DO FUTURO

Um exemplo (Generalização da estatística de Boltzmann-Gibbs)

Em Biotecnologia é comum problemas onde há interesse em otimizar funções que envolvem a entropia de um sistema. Considere um sistema, cujas partículas apresentam probabilidades pi ( ).
Repercussão mundial da física brasileira
30/01/2006
Por Eduardo Geraque
Gibbs, Josiah Willard (1839-1903)
Elaborado por: Renato Galvão da Silveira Mussi - RA 931565

Nenhum comentário:

Postar um comentário