Anaximandro e a
Scientific American
Tenho grande
admiração pela S.A., sua duração e seriedade, seu empenho em favor do
conhecimento tecnocientífico, o detalhamento não-popularizado dele, as figuras,
quadros e desenhos – é uma maravilha mesmo, em 2018 está sendo publicada há 173
anos, há nações que não duraram isso (por exemplo, o Reich de Mil Anos de
Hitler só funcionou 12 anos).
A CONSTELAÇÃO DE ESTRELAS DA TERRA (não há só feiura)
Wikipédia.
Scientific
American é uma revista de divulgação científica dos Estados Unidos. É notável
por sua longa história ao apresentar informação científica a nível mensal
para o público educado geral, através de sua atenção cuidadosa quanto à
clareza do ...
O Dia Da Criação:
28 de agosto de 1845
ISSN: 0036-8733
País: Estados
Unidos
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Contudo, até onde sei (para começar não leio
nem falo inglês), a S.A. não publicou um comparativo entre os desenvolvimentos
tido como modernos (1453-1789), contemporâneos (1789-1991) e pós-contemporâneos
(depois de 1991) e o que os gregos já sabiam.
POR
EXEMPLO, ANAXIMANDRO
Wikipédia.
Anaximandro (em grego:
Ἀναξίμανδρος; c.610 — 546 a.C.[1])
foi um geógrafo,
matemático,
astrônomo,
político
e filósofo
pré-Socrático; discípulo de Tales,
seguiu a escola jônica.[2] Os
relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro intitulado
"Sobre a Natureza"; contudo, essa obra se perdeu.
Ele
estudou muito e a Anaximandro atribui-se a confecção de um mapa do mundo
habitado, a introdução na Grécia do uso do Gnômon
(relógio solar) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de
sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega).[3]
Anaximandro
acreditava que o princípio de tudo (o arkhé das
coisas) era o ápeiron, isto é, uma matéria infinita da qual todas as
outras se cindem. Esse á-peiron é algo insurgido (não surgiu nunca, embora
exista) e imortal.
Além de
definir o princípio, Anaximandro se preocupa com os "comos e
porquês" das coisas todas que saem do princípio.
Ele diz
que o mundo é constituído de contrários, que se auto-excluem o tempo todo. O
tempo é o "juiz" que permite que ora exista um, ora outro.
Por
isso, o mundo surge de duas grandes injustiças: primeiro, da cisão dos
opostos que "fere" a unidade do princípio; segundo, da luta entre
os princípios onde sempre um deles quer tomar o lugar do outro para poder existir.
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Lado a lado o que os gregos já conheciam e
seu reaparecimento da modernidade para frente: a teoria heliocêntrica de
Copérnico, a esfericidade da Terra, o vapor como impulsionador, o átomo
verdadeiro (o campartícula fundamental, o cê-bóla) e tantas outras coisas, o
que definitivamente mostrará a capacidade de tantos tecnocientistas em copiar
sem dar crédito.
Deviam dedicar uma revista inteira a isso.
Vitória, sexta-feira, 25 de maio de 2018.
GAVA.
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