terça-feira, 29 de maio de 2018


Prisioneiros do Jogo

 

Mais traduções da Rede Cognata para validar essa passagem, lá em baixo, ao pé da página:

·       “Dia de pouco, véspera de muito” = DOR DE INFARTO, DOENÇA DE MORTE = DÍVIDA DE SANGUE, TEMPO DE ASSASSINATO = EQUILÍBRIO DA CHAVE, TOMAR DO MODELO e segue;

·       Marieta Severo (a atriz, ex-esposa de Chico Buarque) = MUDA PROJETO = MULHER FOFOQUEIRA = MODELO PIRÂMIDE = MULHER PROJETADA e segue;

·       O mundo copiado = O MODELO AUGUSTO = A MORTE CANTA = A MÚSICA CANTADA = A MÍDIA COMPLETA e segue;

·       Os vários tipos de avareza = OS VÁRIOS TIPOS DE ÁRVORES;

·       Rainha do lar = MÃE DA TERRA = ASSASSINA DO JOGO = APOIO DA LEI = NOME DO TABULEIRO e segue;

·       Tem razão = TEM APOIO;

·       Tinindo = ECOANDO = DANDO = TREMENDO = JUVENTUDE e segue;

·       “E que uma estrela caia na varanda” = E QUE SEU MODELO GERE NO BRASIL = E QUE SEU ESPÍRITO CRIE NA JUVENTUDE e segue:

Para ser o Sol
A Cor do Som
 
Venha ver a vida
Virar verão
Sonho,beijo, brisa, luar, canção

Todo fogo chama teu coração
Pra numa certa brilhar

Para ser o sol
Vindo clarear
E que uma estrela caia na varanda
Linda leve linda
Na cama feita pra você deitar
E sonhar
Lua na lagoa céu sereno
Morena vem me ver
Ser feliz
Namorar

·       “O mundo que vire pra lá/o mundo que gire de novo” = A MULHER QUE DÊ POR DAR/O MUNDO QUE CRIE DO MODELO e segue:

De Costas Pro Mundo
Fernanda Porto

Fugir com você eu quero
Largar tudo e parar por ai
Nem que eu pare do lado de la
e volte pela contramão...

Eu tô chegando
Eu jogo a moeda na mão
É cara ou coroa, nem sei
se é para ir ou não ir

Eu tô chegando
Um giro, um salto mortal
Me larguei do avião
cai bem perto de você...

Eu tô chegando
De costas para o mundo, eu sei
O mundo que vire pra lá
O mundo que gire de novo
Eu to chegando

·       Eu digo que eu sou/o antigo do que vai adiante” = DIGO QUE EU SOU/O ENVIADO DO QUE TE GOSTA:

Resposta
Samuel Rosa / Nando Reis
 
Bem mais que o tempo
Que nós perdemos
Ficou pra trás também
O que nos juntou
Ainda lembro
Que eu estava lendo
Só pra saber
O que você achou
Dos versos que eu fiz
Ainda espero
Resposta
Desfaz o vento
O que há por dentro
Desse lugar que ninguém mais pisou
Você está vendo
O que está acontecendo
Nesse caderno sei que ainda estão
Os versos seus
Tão meus
Que peço
Nos versos meus
Tão seus
Que esperem
Que os aceite
Em paz
Eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais
Eu fico onde estou
Prefiro continuar distante
Bem mais que o tempo
Que nós perdemos
Ficou pra trás também
O que nos juntou
Ainda lembro
Que eu estava lendo
Só pra saber
O que você achou
Dos versos que eu fiz
Ainda espero
Resposta
Desfaz o vento
O que há por dentro
Desse lugar que ninguém mais pisou
Você está vendo
O que está acontecendo
Nesse caderno sei que ainda estão
Os versos seus
Tão meus
Que peço
Nos versos meus
Tão seus
Que esperem
Que os aceite
Em paz
Eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais
Eu fico onde estou
Prefiro continuar distante
Em paz
Eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais
Eu fico onde estou
Prefiro continuar distante
Bem mais que o tempo
Que nós perdemos
Ficou pra trás também
O que nos juntou
Ainda lembro
Que eu estava lendo
Só pra saber
O que você achou
Dos versos que eu fiz
Ainda espero
Resposta
Desfaz o vento
O que há por dentro
Desse lugar que ninguém mais pisou
Você está vendo
O que está acontecendo
Nesse caderno sei que ainda estão
Os versos seus
Tão meus
Que peço
Nos versos meus
Tão seus
Que esperem
Que os aceite
Em paz
Eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais
Eu fico onde estou
Prefiro continuar distante
Em paz
Eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais
Eu fico onde estou
Prefiro continuar distante

·       “Mama África/é mãe solteira” = MINHA NEGRA/É MINHA PUTA:

Mama África
Vixe Mainha
 
Mama África (a minha mãe), é mãe solteira
E tem que fazer mamadeira todo o dia
Além de trabalhar
Como empacotadeira nas Casas Bahia.

Mama África, tem tanto o que fazer
Além de cuidar de neném
Além de fazer denguim

Filhinho tem que entender
Mama África vai e vem, mas não se afasta de você
Quando Mama sai de casa, seus filhos de olodunzam
Rola o maior jazz
Mama tem calo nos pés, mama precisa de paz.

Mama não quer brincar mais
Filhinho dá um tempo
É tanto contratempo
No ritmo de vida de mama.

As letras das músicas poderiam ser traduzidas durante muito tempo, gerando numerosíssimas combinações; não tenho condições de fazer isso.

PARA O TÍTULO

·       Prisioneiros do jogo = PEÕES DO TABULEIRO = HOMENS DA TERRA = SONHOS DE BOBO = PRIMEIROS DA BALA = SONSOS DA JAULA e segue:


Parece que há um jogo na Terra, segundo a Rede Cognata (= GERADOR ABSOLUTO = REDE CAPITAL e segue), e que há todo um lado que é prisioneiro, não tem liberdade de movimentos; em tese não teria arbítrio = QUERER. Seria privada de liberdade = JOGO = EQUILÍBRIO e segue.

Vitória, sábado, 18 de novembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário