quinta-feira, 31 de maio de 2018


Escrotices Revolucionárias

 

O jornal Tribuna da Imprensa é das esquerdas e pertence a Hélio Fernandes, irmão do também famoso Millôr Fernandes, cartunista e jornalista. Surpreendentemente foi fundado pelo ultradireitista Carlos Lacerda (cujo pai era comunista, daí o nome Carlos em homenagem a Karl Marx) em 1949 e assumido pelo suposto ultraesquerdida Hélio Fernandes em 1962 (há 44 anos agora). Ataca com tanta freqüência as coisas que considera erradas (no Brasil há muitas oportunidades) que é tido como perturbador da ordem pública desejada pelos que estão no poder.

Pensa poder promover a revolução agredindo o governo, o que pela dialética só o fortalece. Deveria, isso sim, atacar o que o povo brasileiro chama de “escrotices”, qualidade do que é escroto, no popular as coisas ordinárias, baixas e rasteiras que trazem à tona a insatisfação, reunida então pelas elites libertárias para incomodar verdadeiramente outras elites, as segregadoras.

Assim, no meu modo de entender, a TI se torna escrota no outro sentido, de ruim, malfeita, grosseira em seu propósito manifesto. Penso que é, como tantas iniciativas brasileiras, pseudo-revolucionária e não tem futuro, pois não incomoda mesmo no fundo, como em geral as iniciativas do Rio de Janeiro.

Vitória, sexta-feira, 24 de novembro de 2006.

 

ESCROTO (no dicionário Aurélio Século XXI)

(Ô). [Do lat. scrotu.] S. m. 1. Anat. Bolsa que contém testículo e seus órgãos acessórios; bolsa escrotal. Adj. 2. Bras. Chulo Reles, ordinário, baixo. 3. Bras. Chulo Ruim, malfeito, grosseiro.

TRIBUNA DA IMPRENSA

Tribuna da Imprensa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jornal carioca fundado em 27 de dezembro de 1949 pelo jornalista Carlos Lacerda. O nome do veículo deve-se à coluna Da Tribuna da Imprensa que Lacerda escreveu no Correio da Manhã de 1946 a 1949, quando foi afastado deste jornal mas manteve o direito ao nome. O atual editor da Tribuna da Imprensa é Hélio Fernandes Filho. A versão online do jornal está em http://www.tribuna.inf.br.
Editorias: Política, Esportes, Economia, Internacional, País/Cidades, Ciência/Ambiente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário