sábado, 26 de maio de 2018


O Homem que Inventou a Expansão da Humanidade

 

Quando através de Silas – o labrador de Gabriel, meu filho – comecei a pensar nas matilhas de cães derivadas das alcatéias de lobos nos primórdios do nosso convívio pude compreender melhor o cenário.

ALCATÉIA E MATILHA (no dicionário Aurélio Século XXI)

Alcateia
[Do ár. al-qa+iX, 'manada', 'rebanho'.] S. f. 1. Bando de lobos. 2. Grupo ou manada de animais ferozes. 3. Quadrilha de malfeitores. 4. Bras.  Mar. G. Grupo de submarinos que operam ofensivamente juntos; matilha.
 
 
 
 
Matilha
[De or. Obscura. ] S. f. 1. Grupo de cães de caça. 2. Fig. Chusma de vadios; corja, súcia, malta. 3. Bras.  Mar. G. Alcatéia (4).

Houve uma passagem e um primeiro homem que pensou nos lobos como auxiliares de caça. Os homens deviam ser bem mirradinhos, magros, raquíticos, comendo só carniça, e as mulheres mais ainda, pois disso tinha parcela menor. Lá estavam os ferozes e solitários lobos quando o primeiro treinador viu neles companhia futura e projeto, e essa deliciosa presença dos cães em nossas vidas; seja nos mais recentes 12 mil anos ou nos mais recentes 100 mil - quando ficar definido o tempo -, o certo é que os cães tornaram os seres humanos aptos ao crescimento desenfreado e ao desafio e conquista da Natureza. Depois dos cães os seres humanos deixaram de ser tímidos e se tornaram até arrogantes, espalhando-se pelo mundo num ritmo que os cereais só fizeram acentuar. A combinação foi fatal, com os cães sendo inventados pelos homens por um lado e pelo outro lado os cereais sendo inventados pelas mulheres: muita proteína e muito amido, ou seja, açúcar.

Essa conjunção foi letal e os seres humanos puderam sair das cavernas para conquistar o mundo, espalhando-se nas pós-cavernas, nas pré-cidades e nas cidades, a primeira das quais tão perto quanto 11 mil anos, coincidindo com as datas mais recentes de cães e gatos.

Vitória, sábado, 11 de novembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário