segunda-feira, 1 de outubro de 2018


Proteção Florestal

 

Quantos tipos de PF existem?

1.       Da floresta virgem;

2.       Da floresta parcialmente explorada;

3.      Da floresta devassada, com remanescentes;

4.      Das matas reconstituídas, como na Europa;

5.      Dos terrenos a comprar para levar a clímax.

Por outro lado, ao longo dos mais recentes 500 anos, especialmente desde a Revolução Francesa em 1789 e da criação da Idade Contemporânea (até 2012 apenas 223 anos, sete gerações de 30 anos).

De ofensa quase nenhuma (percentualmente bem pouco, fora a destruição pelos gregos e outros) chegamos ao extremo oposto. Felizmente, existindo os índios, os governos se viram – pelo menos no Brasil – na obrigação da demarcação das reservas, bem como na de criar as reservas biológicas, por pressão de biólogos conscientes.

AS RESERVAS BRASILEIRAS

Áreas protegidas no Brasil
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
No Brasil não existe uma definição legal para áreas protegidas.
Conheça 10 reservas ecológicas brasileiras. Proteja e curta a natureza!
Por Felippe Canale ter, 7 de fev de 2012
Parques Nacionais ou Reservas Ecológicas são as áreas verdes protegidas e preservadas pelo governo para garantir que elas não sejam devastadas pelas ações nocivas do homem.
ANGEL MOROTE
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVtN1KjDhOJu6fNagNnrN8iomRqrsZl3Jy7ugwgiEKW2n8C731r04fQ4y-PConOTKJhvV3_yzmiZ2lcWpZKrdaz1hHTMItzR17nDmdU-gBOOBYLVGUkeqWRlS7eJXSocvYHJT8fpfbvn9n/s400/0,,19970077-FMM,00.jpg
Proporcionalmente, país tem menos parques e reservas na região. Em área absoluta, contudo, Brasil protege território igual ao México. O Brasil é um dos países que, proporcionalmente, tem menos parques e reservas na Amazônia.
Descrição: http://ibiodiversidade.files.wordpress.com/2009/12/cuica.jpg

É emocionante.

Comecei a me interessar bem cedo, logo quando em 1972/2 comecei a ficar reprovado na UFES e ia ler Renè Dubos e outros precursores.

OS FATORES QUE TORNARÃO TUDO MAIS E MAIS INTERESSANTE

1.             O aumento explosivo da população (e tudo que deve ser feito para satisfazê-la em níveis máximos a mínimos);

2.             A redução exponencial das áreas florestadas;

3.            A propaganda contínua e assustada da redução;

4.            O empenho cada vez mais ferrenho dos poucos;

5.            O olhar interessado sobre a Vida, a compreensão de sua raridade no sistema solar e no universo; as fotografias, as filmagens, as pinturas, os desenhos;

6.            As tentativas frustradas de criar vida e as mais frustradas ainda de criar vida-vinculada, ecossistema;

7.             Os estudos genômicos;

8.            A ideia premente de expansão humana na colonização do sistema solar, com a migração da rede vital;

9.            Inúmeras outras cristalizações psicológicas.

É preciso sentar em torno de qualquer mesa real ou virtual e conceber a Terra SEM INIMIGOS, como se todos fôssemos um, pois somos; e imaginar uma solução GLOBAL, realmente de todo o Globo, através da qual tomemos estrada a caminho da humanidade vindoura equilibrada, para que ela possa evoluir sem danificar ou destruir nossos amigos (fungos, plantas, animais e primatas) como fazemos atualmente.

Precisamos olhar o futuro e caminhar para ele COMO SE FÔSSEMOS UM SÓ, o mundo-Terra, que deve nascer do ovo cósmico-psicológico para o nível seguinte de construção e consolidação.

Em resumo, devemos proteger o planeta-floresta.

Não como o fazíamos antes, ainda que com o amor correto visando a proteção PESSOAL (individual, familiar, grupal, empresarial), até AMBIENTAL (urbano-municipal, estadual, nacional, mundial), e sim com a ideia maior de que Vida-Psicologia É UM DUPLO biologia-p.2/psicologia-p.3.

O corpomente da Vida é UNIDO ao corpomente da Psicologia. Estamos dentro de um útero, nele nascemos; se ele for anulado os seres humanos se tornarão EXTREMAMENTE agressivos.

Preservar a Vida é preservar a Humanidade.

Serra, terça-feira, 22 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário