segunda-feira, 22 de outubro de 2018


Jack Taylor é Péssimo Professor Mas Ensina pela Ausência

 

O personagem título da série da NETFLIX é o personagem do livro de não sei quem, devem gostar dele por lá. Retrata a Irlanda Católica e, como não poderia deixar de ser, atacam a Igreja em lugar de apontar quem são os bandidos acoitados nela, não sabem separar o joio do trigo, queimam tudo junto, depois passam necessidade de pão.

O mocinho é o anti-herói que, quando apareceu há 40 ou 50 anos, tinha pelo menos a justificativa de colocar as coisas um pouco no lugar do super-herói impoluto: bebe (MUITO), fuma (MUITO), cai no primeiro tapa, têm relações péssimas com a mãe, a República da Irlanda mostrada no começo é suja, parece fedorenta, nela chove, chove, chove o tempo todo, de dia e de noite. E as pessoas bebem e fumam, tanto a gente madura quanto os adolescentes, todos sem a mínima imaginação. O anti-mocinho tem relações péssimas com as mulheres, desconsidera os amigos, trata mal todo mundo.

Culpam a crise de 2008.

Porém, vi filmes sobre a Islândia, que é nórdica-viking, o território todo tem menos de 340 mil habitantes, menos que Vitória, e 102,8 mil km2, enquanto nosso estado tem 46,0 mil km2, pouco mais que 1/3 da área do país. Contudo, passando pela mesma crise, a Islândia não reclama, trabalha, e tem o 6º IDH do mundo. Quase não há crimes, quando acontece um é motivo de comentário nacional. A Irlanda é o contrário, vive chorando e reclamando: tem 4,8 milhões de habitantes, frente aos nossos 4,0 milhões. Tem área de 70.273 km2. Crimes são corriqueiros, até parece o Brasil, com a diferença de que o detetive anti-herói resolve TODOS os crimes, ao contrário de nossa polícia, 80 a 90 % de ineficiência.

JACKASS

Resultado de imagem para jack taylor serie
Resultado de imagem para jack taylor serie

No sétimo episódio da primeira temporada trocam a policial morena experta pela policial loura desenxabida, que já se apresenta na 1ª/7º no lugar da outra. O rapaz competente que estava fazendo o Coby leva tiro, entra em coma, acorda e vai para os EUA.

Então, por que assisto?

Vejo a Irlanda, vejo que há uma parte nova se levantando, que o espírito não se quebrou de todo. Há alguns que voltaram ao trabalho e largaram a choradeira.

Vitória, segunda-feira, 22 de outubro de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário