terça-feira, 15 de maio de 2018


Filmando a Vitória do Vasco

 

O Vasco da Gama, time de futebol que homenageia o célebre navegador português, é um dos clássicos opositores do Flamengo, junto com Botafogo e Fluminense os “quatro grandes” do Rio de Janeiro, antiga capital da República.

Parece pelo título que eu, flamenguista, estou incitando filmarem as vitórias do time, mas não é isso, o título é só atrativo para falar dessa grande figura (TODO MUNDO é Curva do Sino, metade possível de coisas boas e metade possível de coisas ruins: em particular Vasco da Gama foi muito cruel no Oriente, mas não mais que os orientais em geral são). É que o livro de Ana Adams (com prefácio de Eduardo Bueno, o jornalista-historiador), O Descobrimento das Índias (o Diário da Viagem de Vasco da Gama), Rio de Janeiro, Objetiva, 1998, fala dele, do navegador que é grande, mesmo para o mundo.

Só que não foi filmado, porque as correntes dominantes (italianas, alemãs, francesas, inglesas, mesmo espanhóis) não tinham interesse em fazê-lo. Agora é hora de algum consórcio lusófono se incumbir dessa missão de construir o épico a partir das pesquisas, desaguando então no filme grandioso.

A geo-história de Portugal não foi filmada, desde as origens lá por 1150, o que é uma perda para as gerações anteriores. Mas, há males que vem para bem, porque agora temos muito mais recursos em todos os sentidos e a união dos povos lusófonos (e até da ONU e do G-7) pode proporcionar uma quantidade incrível de boas abordagens, o que servirá a todos os estudantes e professores do mundo no processo de globalização.

Vitória, sexta-feira, 06 de outubro de 2006.

 

A GH DE PORTUGAL DEVE TER MIL FILMES INTERESSANTES

Até a Idade Média, a história de Portugal é inseparável da história espanhola. A região que hoje é Portugal passou a fazer parte da província romana da Lusitânia no século II a.C. No século V, o controle da região passou para os visigodos, que manteriam seu poder até o século VIII, quando a península Ibérica foi ocupada pelos muçulmanos.

VASCO DA GAMA, O NAVEGADOR

Gama, Vasco da (1469-1524), explorador e navegante português, primeiro europeu que chegou à Índia pela costa da África, dando por finalizada a busca que Henrique, o Navegador, começara 80 anos antes. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
O capitão Vasco da Gama comandou a primeira frota que contornou a África para chegar à Índia. Essa viagem, realizada no final da década de 1490, abriu uma rota comercial exclusivamente marítima para o Extremo Oriente a partir da Europa e colocou Portugal entre as potências marítimas mais importantes da época. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
© Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Rota de Vasco da Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário