quinta-feira, 17 de maio de 2018


Democracia Energética

 

Como está em Energia Local neste Livro 184, a energia (e toda a Bandeira Elementar: ar, água, terra/solo, fogo/energia, no centro a Vida e no centro do centro a Vida-racional) deveria voltar nos AMBIENTES do mundo às nações, das nações aos estados, dos estados aos municípios-cidades e daí às PESSOAS (às empresas, aos grupos, às famílias e aos indivíduos) enquanto INICIATIVA.

Então, democracia energética é o governo popular da energia, que foi migrando para patamares cada vez mais altos (com alguma razão ou de outro modo teria havido guerras intermináveis), distanciando-se da decisão individual, migrando totalmente para os coletivos mais elevados. A democracia deveria ser democracia EM TUDO, inclusive em termos de Chave MEI (matéria, energia e informação) e de Chave MIC (memória, inteligência e controle).

Eis porque a democracia ocidental é falsa (e as outras são mais ainda, pois foram porcamente copiadas daquela). Ela não é plena, não é total, não é para todos e não é a respeito de todos os assuntos. Sequer é a respeito de um dos quatro mais importantes, a energia.

Assim, a luta para implantar as turbinas (veja Turbininha, neste Livro 184) é a luta pela libertação humana, é a luta pela dignidade de todos e cada um, respeitados os limites do coletivo. Chamar todos e cada um para discutir a energia e atribuir de novo às pessoas decisão no que concerne a como produzir energia - desde que não ofenda o ambiente – é uma das metas mais nobres para o futuro.

Vitória, terça-feira, 17 de outubro de 2006.

 

DEMOCRACIA (no dicionário Aurélio Século XXI e na Encarta)

[Do gr. demokratía.] S. f. 1. Governo do povo; soberania popular; democratismo. [Cf. vulgocracia.] 2. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, i. e., dos poderes de decisão e de execução; democratismo. [Cf. (nesta acepç.) ditadura (1).] 3. País cujo regime é democrático. 4. As classes populares; povo, proletariado. Democracia autoritária. Ciênc. Pol. 1. Sistema de governo surgido após a 1ª Guerra Mundial, em geral anticomunista, firmado na supremacia do poder executivo em relação aos demais poderes. Democracia popular.  Ciênc. Pol. 1. Designação comum aos regimes políticos monopartidários dominantes nos países da área socialista. [Cf., nesta acepç., república popular.
Democracia
Democracia (do grego demos, "povo" e kratein, "governar"), sistema político pelo qual as pessoas de um país exercem sua soberania mediante a forma de governo que tenham decidido estabelecer. Nas democracias modernas, a autoridade suprema é exercida em sua maior parte pelos representantes eleitos pelo sufrágio popular em reconhecimento da soberania nacional. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário