sábado, 12 de maio de 2018


A Confederação Planetária contra Murilo

 

Murilo é um colega de engenharia de Gabriel, meu filho, que deu o título acima. Se Murilo perde o celular ele acredita que houve uma conspiração, com pessoas vigiando para tomar dele o aparelho. Acaso tire nota baixa no curso não foi ele que não estudou, os professores não gostam dele e combinaram prejudicá-lo – e assim por diante as coisas mais mirabolantes.

Disso vem a questão das “teorias da conspiração”, a idéia de haver alguém conspirando, o que Mel Gibson encarnou no personagem do filme. Isso existe ou não existe?

EXISTE E NÃO EXISTE AO MESMO TEMPO (dizem o modelo e a Curva do Sino; e o TAO: o que é conspiração não parece e o que parece não é)

large.jpg

Assim, metade da soma zero 50/50 de pares polares oposto-complementares vai tender a conspirar, a respirar junto (todos aqueles contando segredos ao pé de ouvido no Congresso, etc.). Por outro lado, 50 % são limpos, isentos disso, puros de coração.

A CS nos diz que as conspirações acontecem; mas, se são conspirações, são tentativas de ocultar e novamente temos 50/50: 50 % de tentativas bem-sucedidas e 50 % de tentativas mal-sucedidas (vem dessas as notícias sobre conspirações; vem das conspirações fracassadas, porque a outra metade permanece oculta). D’outra banda temos 25 % de tudo que não são conspirações, porém seguem escondidos.

Assim sendo, as conspirações existem mesmo. Necessariamente existem, como modelo de mundo, na base mesma da construção do universo. As pessoas conspirarão. E serão CONSPIRAÇÕES PESADAS e CONSPIRAÇÕES LEVES, não maliciosas. As CP são as maliciosas, destinadas conscientemente a fazer o mal. Estas, com toda certeza, não se põem contra Murilo, embora ele possa pensar isso.

Vitória, sábado, 30 de setembro de 2006.

 

O FILME

Um motorista de táxi com problemas psicológicos acredita que tudo no mundo é fruto de conspirações. Ele passa a receber a atenção de uma promotora quando ela percebe estranhas coincidências em seus relatos. Dirigido por Richard Donner (Os Goonies) e com Mel Gibson, Julia Roberts e Patrick Stewart no elenco.

A CONSPIRAÇÃO DA TEORIA

Teoria da conspiração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Teoria da conspiração é uma teoria que supõe que um grupo de conspiradores está envolvido num plano e suprimiu a maior parte das provas desse mesmo plano e do seu envolvimento nele. O plano pode ser qualquer coisa desde a manipulação de governos, economias ou sistemas legais até à ocultação de informações científicas muito importantes.
Teoria da Conspiração
Édnei Pedroso
Nada acontece por acaso. Acidentes, óbitos, quebra de bolsas, tudo tem um onde, quando, como, e o mais importante: porquê.
O que é teoria da conspiração?
Será que nós somos paranóicos ou realmente acontecem coisas que não sabemos? Alguns sugerem que nós precisamos de teorias de conspiração para explicar eventos que vão além do nosso controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário