sábado, 12 de maio de 2018


A Máquina Fotográfica Muito Rápida

 

A máquina fotográfica tira uma foto de cada vez na perpendicular da lente, como é clássico, mas existem variações, como as varreduras laterais na horizontal compondo painéis.

FOTOGRAFIA


CELULÓIDE (encadeamento de 25 fotografias sequenciais passadas num segundo faz parecer que há movimento, pois nossa mente interpreta assim)


Desse modo, o tempo de reação de nossa mente é de 1/25 segundo ou quatro centésimos de segundo; a 1/30 ou 1/50 seríamos enganados.

Nada mais haveria a dizer não fosse a Rede Cognata mostrar que filme = FOTOGRAFIAS = PASSAGEM = PASSADOS e segue. Quer dizer, um filme ainda é fotografia; a máquina de filmar, a filmadora nada mais é que máquina fotográfica capaz de fazer 25 fotos por segundo (ou mais: o que acontece em câmara lenta é que, digamos, 50 fotos são tiradas num segundo, então o tempo do evento passa em dois segundos e tudo parece lento; nossa mente interpreta como se a vida tivesse sido paralisada, o que não ocorre, claro).

Em filmes como Matrix e outros colocaram a própria câmara correndo rapidamente e tirando fotos no percurso; ou várias câmaras. Foi uma experimentação depois de muito tempo de repetição: durante mais de 150 anos pouca coisa tinha sido feita (a invenção do daguerreotipo é de 1839, em 2009 já serão 170 anos). Já é tempo de novas safras de experimentos serem produzidas, rodando a câmara não apenas na horizontal como na vertical, criando duas circunferências perpendiculares. Ou combinando câmaras grande-angulares com microcâmaras. Ou coloridas e p&B ou o que for. O fato de a Fox nova chamar-se Searchlight (pesquisadores da luz, creio) nos mostra que tudo é luz e sombras combinadas, daí as câmaras gravadoras de alta velocidade e os programáquinas competentes poderem manipular isso à vontade.

Vitória, segunda-feira, 25 de setembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário