quarta-feira, 7 de março de 2018


Os Flares do Sol e a Nuvem de Öort

 

A NUVEM DE ÖORT

Resultado de imagem para nuvem de oort
O Cinturão de Kuiper é do mesmo tipo do Cinturão de Asteroides, mas a Nuvem de Öort é uma bola.

Flares do Sol são ejeções maciças de material que podem ter tamanho dos planetas gasosos e até a estrela toda explodir.

A SEQUÊNCIA DO SOL

Resultado de imagem para SEQUÊNCIA DO SOL EVOLUÇÃO
Com cinco bilhões de anos, parece que o Sol está na metade de sua vida, antes de se dilatar, explodir e virar uma anã.

O Sol é uma pseudo-esfera. Como é gasosa e gira a grande velocidade, o equador dele é muito pronunciado e se situa na eclíptica, o quase-círculo em que os planetas fazem translação.

ECLIPTICA DO SOL

Resultado de imagem para ECLIPTICA DO SOL

O Sol emite em todas as direções-sentidos da esfera, porisso 360º no círculo e 180º na vertical, e para onde quer que emita, SEMPRE atingirá a Nuvem de Öort. O mesmo não se dá na eclíptica, digamos 1º, pois neste caso pegaria somente os planetas e nem todos, pois se ele emite num sentido, o planeta pode estar em oposição, de modo que a chance de ser atingido é bem pequena.

Como não tenho as equações, preciso pedir ajuda a outros, para calcular até onde prosseguiria o jato de plasma, se até a Nuvem ou se a ultrapassaria e iria adiante. NO CASO de chegar até lá, abrirá um buraco, por vezes imenso, torrando os planetoides de Öort e isso não sei quantas vezes, se muitas, poucas ou nenhuma – é apenas uma ideia.

O caso é que ao tocar a Nuvem, o flare mexe com o equilíbrio gravitacional dela, balança os planetesimais, desloca-os para fora, para os lados, para dentro, atraídos pela estrela. Então, no sistema solar o perigo todo está na nuvem, tanto em razão dos movimentos solares quanto de outras estrelas visitantes, por exemplo, uma que esteve por aqui há apenas 70 mil anos.

UMA ESTRELA QUE PERTUBOU O SONO DE ÖORT

Imagem relacionada

São tempos que, para nós, são eternidades, mas para o universo são instantes, piscadas de olho.

Então, mais uma vez, nem o sistema solar, nem os planetas, nem em especial a Terra eram ou são aquelas coisinhas plácidas e tranquilas. Nos tempos estelares e até planetários tudo anda muito rápido.

Vitória, quarta-feira, 7 de março de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário