sexta-feira, 2 de março de 2018


O Escudo Vermelho de Ares

 

Ares era o original grego da versão romana Marte, o deus da guerra.

Como já vimos, ele é todo vermelho e é porisso mesmo denominado Planeta Vermelho, por conta do ferro que há por lá, misturado com a água que já mostrei existir em toda a superfície, que é de 144,8 milhões de quilômetros quadrados, vamos dizer 145. Tomando que haja água até um metro de profundidade, serão 145 bilhão de quilômetros cúbicos. Parece pouco (nem sabemos se é assim), MAS ESTÁ TODA ESPALHADA, pode ser acessada em qualquer LAL (latitude, altitude, longitude), ao contrário da Terra, onde é rara nos continentes. Em Marte você não precisaria levar cantil, bastaria levar evaporador e, eventualmente, dessalinizador.

MARTE ESCUDO DE FERRO

Resultado de imagem para área superficial de marte VERMELHO
E a quantidade de minério de ferro pode ser enorme, pois o metro cúbico dele pesa 2.800 kg/m3.

Os tecnocientistas teriam de fazer as contas de vários LAL, para medir efetivamente e tirar a média planetária. E saber quanto de outros minérios estão associados ao minério de ferro, não para trazer à Terra, custaria demais, mas para estocar em lingotes para civilização futura.

Em todo caso, seriam 2,8 ton/m3 por aproximadamente (145.000.000) (1.000.000) m2, quer dizer, ~406.000 bilhões de toneladas. Alguém que faça as contas direito.

Vitória, sexta-feira, 2 de março de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário