sexta-feira, 2 de março de 2018


O Polo Sul Sublima

 

Sublimação é quando algo passa diretamente do estado sólido ao estado gasoso, sem intermediação pelo estado líquido. Não que fosse - no Polo Sul onde está a atual Antártica com tremenda quantidade de gelo, em área continental 14 milhões de km2, 1,65 vezes a do Brasil - cair um desses. Qualquer que seja a altura média do gelo, é muita coisa, é muito frio, e para derreter tudo aquilo não seria fácil. Entrementes, mesmo uma das flechas pequenas, trazendo imensa carga de energia cinética transformável nas outras, especialmente em calor, poderia proporcionar-nos desastre inquantificável.

A principal propriedade de calor é que ele é irradiante, vaza ao espaço, não é como o som, que fica aprisionado.

Todas as ondas caloríficas saem da Terra.

Quando tal tremenda quantidade de calor irradiante fosse entregue, ele sublimaria imediatamente o gelo de água sólida a água gasosa, subiria ao espaço, uma parte sairia do planeta e outra, já tenho esfriado com as temperaturas próximas de zero Kelvin, voltaria a cair. Com a translação, certa porção das coisas gasosas ficaria para trás e com a rotação outra rodopiaria. Uma confusão dos diabos. Mesmo de posse das equações desde Newton/Leibniz não seria fácil modelar calculando mentalmente (“na ponta dos lápis”) as interações, porisso foi preciso mesmo esperar que viesse nossa época, com os superprogramáquinas capazes de girar a teraflops.

O ar pelando e a água escalpelando desceriam superquentes sobre a Terra, uma parte desabando torrencialmente sobre o continente descoberto, que seria lavado de forma violentíssima, varrendo as partes queimadas antes verdes para os arredores continentais, para as praias ao redor, onde mergulharia no mar, matando milhões, indo até não sei onde. Sem os tecnocientistas-matemáticos quase nada seria possível ver desse verdadeiramente apocalíptico movimento global. Assustador. Claro, os objetos estão em geral girando na eclíptica, eles não vêm de cima, da Nuvem de Öort, de fora do plano da eclíptica e justo na paralela do eixo. A chance é pequeníssima, mas tudo que pode acontecer irá acontecer, havendo tempo suficiente.

Você há se convir que seria interessante os TCM modelarem em computação e depois buscar resíduos pelo mundo.

Vitória, sexta-feira, 2 de março de 2018.
GAVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário