quinta-feira, 4 de janeiro de 2018


A Loja-Presa e a Loja-Terreirão

 

Conversamos muito Gabriel e eu e de falar sobre o Modelo da Caverna para a Expansão do Sapiens (MCES) ele sugeriu que as lojas dos homens caçadores fossem como alvos, pois o objetivo é conquistar a presa e sair correndo, para não se transformar por sua vez em presa do animal-predador. Já para as mulheres coletoras o que vale é a coleta no terreirão da caverna. Ele observou que nos centros de compras as mulheres ficam rodando aparentemente sem propósito de loja em loja, parando em cada uma e observando, entrando e perguntando, enquanto os homens se sentem incomodados, como nós mesmos nos sentimos: vamos e pegamos, não há qualquer interesse especial no objeto. A questão central é a conquista, a tomada.

Assim, cabem os conceitos de loja-presa e loja-terreirão, aquela para os homens guerreiros e estas para as mães catadoras.

As lojas deveriam por isso mesmo ser replanejadas não apenas pelos tecnartistas como principalmente pelos psicólogos, guiando-se nisso pelo MCES: homens são práticos e diretos, não têm muita memória, que é do lado das mães (mãe = MEMÓRIA na Rede Cognata).

QUE É QUE OS HOMENS DESEJAM?

·       Objetividade;

·       Tomada ligeira;

·       Poucos objetos em lugares bem definidos;

·       Principalmente instrumentos, aparelhos, máquinas, programas que ajudem na caçada;

·       Circulação fácil (ninguém iria querer linhas tortuosas que nos colocam em perigo); e assim por diante.

QUE É QUE AS MULHERES DESEJAM?

·       Olhar atentamente cada peça antes de colher;

·       Circular de árvore-loja em árvore-loja procurando o que se adapta a cada uma delas;

·       Conversar com outras coletoras;

·       Muitas e muitas coisas expostas, pois a memória delas é excepcional e guarda a posição de cada coisa; e assim por diante.

Enfim, são motivações muito diferentes, porisso as lojas não podem ser iguais nem na forma (exposição) nem no conteúdo (o que será vendido e comprado).

Vitória, segunda-feira, 06 de fevereiro de 2006.

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