A Loja-Presa e a
Loja-Terreirão
Conversamos muito Gabriel e eu e de
falar sobre o Modelo da Caverna para a Expansão do Sapiens (MCES) ele sugeriu
que as lojas dos homens caçadores fossem como alvos, pois o objetivo é
conquistar a presa e sair correndo, para não se transformar por sua vez em
presa do animal-predador. Já para as mulheres coletoras o que vale é a coleta
no terreirão da caverna. Ele observou que nos centros de compras as mulheres
ficam rodando aparentemente sem propósito de loja em loja, parando em cada uma
e observando, entrando e perguntando, enquanto os homens se sentem incomodados,
como nós mesmos nos sentimos: vamos e pegamos, não há qualquer interesse
especial no objeto. A questão central é a conquista, a tomada.
Assim, cabem os conceitos de
loja-presa e loja-terreirão, aquela para os homens guerreiros e estas para as
mães catadoras.
As lojas deveriam por isso mesmo ser
replanejadas não apenas pelos tecnartistas como principalmente pelos
psicólogos, guiando-se nisso pelo MCES: homens são práticos e diretos, não têm
muita memória, que é do lado das mães (mãe = MEMÓRIA na Rede Cognata).
QUE
É QUE OS HOMENS DESEJAM?
·
Objetividade;
·
Tomada
ligeira;
·
Poucos
objetos em lugares bem definidos;
·
Principalmente
instrumentos, aparelhos, máquinas, programas que ajudem na caçada;
·
Circulação
fácil (ninguém iria querer linhas tortuosas que nos colocam em perigo); e assim
por diante.
QUE
É QUE AS MULHERES DESEJAM?
·
Olhar
atentamente cada peça antes de colher;
·
Circular
de árvore-loja em árvore-loja procurando o que se adapta a cada uma delas;
·
Conversar
com outras coletoras;
·
Muitas
e muitas coisas expostas, pois a memória delas é excepcional e guarda a posição
de cada coisa; e assim por diante.
Enfim, são motivações muito
diferentes, porisso as lojas não podem ser iguais nem na forma (exposição) nem
no conteúdo (o que será vendido e comprado).
Vitória, segunda-feira, 06 de
fevereiro de 2006.
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