sábado, 5 de agosto de 2017


Matéria Muito Viva

 

                            No livro citado de Alonso & Finn, Mecânica, p. 5, eles dizem: “Um tipo de corpo particularmente importante é a matéria viva (...)”, itálico no original, tamanho diminuído das letras meu.

                            Vivo tem no dicionário Houaiss digital esta acepção como adjetivo: cheio de vivacidade, entusiasmo, vigor; animado, vivaz. Muito, antecedendo adjetivo, esta: 2.1. Como determinante de um adjetivo. 2.1.1. Surpreendentemente; excepcionalmente. 2.1.2. Extremamente; exageradamente.

                            Existiria, em razão do par polar oposto/complementar MATÉRIA VIVA e MATÉRIA NÃO-VIVA? Creio que não. O que existe é o par matéria/energia. Como já raciocinei, se a matéria fosse viva ela comunicaria vida a outra matéria, por exemplo, a que entra e sai do corpo humano, desta, digamos as fezes e outras imundícies. Embora os tecnocientistas sejam de capacidade tão apurada em tantas coisas, deixam muito a desejar em outras.

                            Sendo a pontescada científica composta de Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6, devemos distinguir os patamares. A matéria e a energia são as mesmas em todos os patamares, o que os separa é o uso que fazem delas. Não pode ser a matéria que está viva, pois se assim fosse os corpos/mentes não morreriam, dado que a matéria continua. No entanto, morrem, vem morrendo. O que morre? Deve ser a organização, o FUNCIONAMENTO, a ORDEM IMPLÍCITA/EXPLÍCITA, certa combinação de matéria e energia enquanto informação que prossegue. Informação não é reunião de dados, é CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS segundo alguma ou especificamente aquela ordem citada. Assim, diríamos de uma ORDEM HUMANA ou de vida humana, que está num patamar mais alto, o psicológico/p.3 (terceira ponte). Quando a ordem é rompida o LAÇO INFORMACIONAL se rompe e o corpomente morre enquanto organização que funciona. Parece que um computador detém informações, mas não é verdade, ele dispõe de dados que são enviados de um lado para outro por seres humanos em busca de mais informação ou continuidade. Embora o livro de Alonso & Finn seja formidável, ele é falho (também, como tudo).

                            Não é que a matéria seja viva, é a vida que está nela. A Vida geral se serve da matéria e da energia para prosseguir e se elevar a patamares mais altos de compreensão.

                            Vitória, terça-feira, 02 de novembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário