sábado, 5 de agosto de 2017


Linha de Choque

 

                            Quando a Linha de Wisconsin (chamemos assim a linha da frente da Glaciação de Wisconsin, que começou há 115 e terminou há 10 mil anos) desceu do Norte até chegar ao Paralelo 45 veio buscar aqueles negros que pela pressão da superpopulação relativa se candidataram a explorar os grandes gelos de lá, todo o norte da Europa e da Ásia, talvez 20 ou 25 milhões de km2, ou mais, não sei, será preciso calcular. Esses negros se tornaram não-negros (“brancos”: brancos, amarelos e vermelhos) e ficaram por lá 100 mil anos adaptando-se. Os outros, que ficaram abaixo dos 45º, não foram nem se transformaram, continuaram negros. Os que foram mudaram, tornando-se outros em todos os sentidos e num período de tempo muito curto.

                            E, porque era tudo gelo, podiam passar por cima dos rios congelados muito para baixo da camada de neve e gelo que “aplainava” as montanhas ao nivelá-las em branco, e assim transitaram de leste a oeste, de norte a sul por 100 mil anos, tornando aquele o seu território, onde foram mais exigidos que qualquer povo antes, porque a vida ali era muito penosa. Aprenderam a confiar uns nos outros, a depender mais da prospecção do futuro, a investigar, a criar ferramentas e objetos substitutos das fraquezas humanas e principalmente a fabricar agasalhos, caçando para isso animais, o que os negros nunca precisavam muito, porque viviam mais ao sul e mais próximo do equador.

                            Os negros haviam tomado o mundo inteiro ao sul do Paralelo 45: de Portugal/Espanha à China e Sudoeste da Ásia todos eram negros. Quando a Linha de Wisconsin, LW, voltou para o extremo norte, muitos foram com ela, mas uma turma se deixou ficar e ocupou a nova terra que ia se enchendo de vida nova, recém inventada. No espaço de poucos milhares de anos toda a terra dali floresceu e possibilitou recursos infinitos para aquele povo que tolerava o frio, de modo que eles prosperaram e se multiplicaram até enfrentar suas próprias crises de superincompetência, quando os jovens e os desiludidos iam embora; estes desceram sobre as faixas intermediárias e estas sobre o antigo Paralelo 45 gelado, gerando uma onda de choque, uma frente de embate com os negros justamente a partir de 10 mil anos atrás, apenas mil anos depois da criação da Jericó-negra. Esta deve ter sido logo cercada, invadida e capturada. Então os “brancos” se espalharam por toda parte, como um trator na paisagem.

                            Vitória, terça-feira, 26 de outubro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário