A Tensão Anticaótica
da Reta
Por quê tomamos a
reta como sinal de presença do racional?
É um índice e índice
poderoso, dado que N.0, a Primeira Natureza físico-química a produz eventualmente
segundo moldes obrigatórios; a Segunda Natureza, biológica/p.2, apenas
acidentalmente, em geral N.1 produz curvas suaves. Só a Terceira Natureza, N.2,
a psicológica/p.3, humana, racional produz retas que seguem longos percursos,
sinal de economia, direção de A ― B ou B ― A (o fato de lermos na seqüência
alfabética e na regra ocidental de leitura primeiro à esquerda faz pensar que A
é a primeira, ou B é a primeira, mas na Matemática não é assim: leríamos “dois
ligados” ou “a menor distância entre dois pontos é uma reta”, coisa desse teor.
Assim: ●―●) ou sentido A →
B.
Coloque-se na ponta
da reta para compreender.
COM-PREENDENDO (apreendendo juntos)



São os eixos coordenados de Descartes.
Posicione-se na origem.
Ao caminhar o próximo ponto em
qualquer acréscimo do tempo o operador poderia andar segundo um, dois ou três
eixos; por um (na reta) nega dois, por dois (no plano) nega um e por três (no
espaço) não nega nenhum. Dado que poderia voltar, caminhar adiante pela reta
significa negar 360º (-ε,
épsilon, significando infinitésimo) x 360º (-ε). É preciso estar ali elemento
selecionador que direcione (na reta) e coloque sentido (para frente). Para
construir ponto por ponto da reta a cada instante você precisaria decidir a todo
instante três ângulos. Retas são ainda mais indicadoras que curvas. Não é
fácil. Assim, quando vemos uma reta ou é produto do crescimento de cristais que
se repetem sempre ou é índice ou apontamento da racionalidade, mesmo baixa,
como de abelhas nas colméias. A Natureza não pode decidir CONTRA O CAOS, mesmo
no caso de cristais, pois no cristal há um molde. Pelo contrário, na psicologia
percebe-se essa TENSÃO CONTRA O CAOS, o conflito e o perigo da decisão de
enfrentamento. A reta na psicologia é indicação de enfrentamento do caos. Para
seguir em frente na reta é preciso estar naquela precisa direção-sentido,
perpendicular a três decisões de afastamento (em dois eixos e de volta). Desse
modo, quando vemos retas, vemos a tensão contra o caos. Conseqüentemente, vemos
culturas que não produziram certo assentamento mais avançado.
Vitória, sábado, 27 de novembro de
2004.
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