segunda-feira, 7 de agosto de 2017


A Invenção das Bebidas

 

                            PELA LÓGICA foram as mulheres (fêmeas e pseudomachos) que inventaram as bebidas, pois foram elas que, definitivamente, inventaram a agropecuária, tanto agricultura quanto pecuária, já que eram elas que ficavam com a responsabilidade de alimentar 80 a 90 % (50 % de mulheres, 25 % de garotos, mais os velhos, os doentes, os aleijados, os anões e as anãs – fora gatos e cachorros de boca pequena) da tribo, além do quê os homens estavam sempre andando atrás das presas ou fugindo dos predadores.

                            Na coleta elas notaram a queda de frutas e o nascimento de novas árvores; passaram naturalmente a plantá-las, o que deve ter demorado muito tempo. A irrigar, a capinar, a cercar, a fazer todo tipo de tarefa desse tipo, como ainda fazem as índias. Isso foi se espalhando por todo o conjunto de cavernas e toda a comunidade, mesmo os lugares mais remotos, porque era preciso providenciar comida o tempo todo para tanta gente, enquanto cada homem só tinha de alimentar a si mesmo ou, se sobrasse, o companheiro do lado, e quando desse voltar à caverna com proteínas.

                            Só quem tinha motivação para inventar a agricultura eram as mulheres; e dali até a pecuária foi um passo, porque as sobras iam fatalmente alimentar os animais que ficavam rodeando (não foi senão assim que cooptaram os gatos e os cachorros de boca pequena; os cachorros de boca grande são ferozes e tremendíssimos carnívoros, sendo cooptados pelos homens). Da agricultura, com toda certeza veio a fermentação das sobras, que as mulheres começaram a provar, sozinhas e em grupos. Não devem ter ido adiante, porque cedo perceberam que a bebida prejudicava os fetos, nascendo deformados; tanto assim que até hoje não bebem muito e quando o fazem sofrem. Pois naquele tempo estavam grávidas o tempo todo, já que o resguardo é fase relativamente avançada, uma conquista feminina.

                            Ora, cedo devem ter percebido que a bebida “soltava” os homens, tornava sua libido menos controlada e, portanto, mais apta à procriação; começaram a embebedá-los. Os homens, sentindo-se assim mais corajosos passaram a beber antes das guerras de caça e de predação psicológica. Os chefes, logicamente, começaram a dar bebidas a seus guerreiros e assim nasceu essa hoje muito próspera indústria de deslocação química do cérebro.

                            Podemos concluir, com toda certeza, que foram as mulheres (e não os homens) as inventoras das bebidas.

                            Vitória, quarta-feira, 10 de novembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário