domingo, 2 de abril de 2017


Poder de Convencimento

 

                            No texto Rede de Contatos, neste Livro 49, falei da importância da voz no estabelecimento da RC Ativa, que é o que verdadeiramente se paga no alto salário.

                            Mas, por quê a voz convence?

                            A Rede Cognata (veja Livro 2, Rede e Grade Signalíticas) nos dá as dicas, pois convencer = CONTENTAR (se V = T) e convencimento = CNVNCMNT = CNTNTMNT = CONTENTAMENTO. Pela lógica é claro: quem contenta o outro consegue estimulá-lo internamente, consegue predispô-lo a aceitar tal ou qual arranjo, porque a alegria libera hormônios que abrem totalmente a PESSOA (indivíduo, família, grupo ou empresa) e o AMBIENTE (município/cidade, estado, nação e mundo). Porisso, do outro lado, cuidado com os que o contentam, porque você estará abrindo a guarda para dar ou vender barato qualquer coisa.

                            No contentamento você se deixa convencer, não arma as guardas que o tornariam mais cuidadoso na observação das propostas. Daí ser fácil agora entender que as empresas façam - baseadas numa prática que se somou nos séculos, porém sem teorias que embasem racionalmente - de tudo para alegrar, embriagar, avivar, iluminar as pessoas e os ambientes, quando vão vender algo ou aparentemente doar. Os bancos, o comércio, os vendedores ambulantes fazem qualquer coisa para predispor o presumido cliente.

                            O que as grandes empresas compram com os grandes salários não é somente a RCA, mas o poder de convencimento, o poder de contentamento daquela voz específica, que é corpomente, de um lado corpo e cérebro, do outro lado mente e gerador de autoprogramas, GAP. Os movimentos do corpo, especialmente do rosto (que deve estar sempre risonho), devem ser tais que tornem os outros predispostos. Como através do telefone não se pode ver o rosto a voz deve ser modulada de modo a TRANSMITIR O ROSTO e em especial transmitir alegria. Isso se fará pelos risos, pelas inflexões, por palavras preferidas de uns e outros que transfiram confiança, etc., todo um aparato que pode ser estudado.

                            O quê realmente os grandes salários FALAM?

                            Os acadêmicos devem estudar, vendo e ouvido as gravações, em todos os países, de modo a proporcionar às grandes empresas um conjunto de quesitos por meio dos quais contratar = CONTATAR = CONTAR. Através desses quadros ou planilhas as empresas poderão saber quanto pagar em cada caso, apenas entrevistando com o auxílio de psicólogos. Quanto vale uma voz poderosa?

                            Vitória, segunda-feira, 10 de novembro de 2003.

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