domingo, 9 de abril de 2017


MPEGN-ES

 

                            Existe esse programa da Rede Globo, Pequenas Empresas Grandes Negócios, PEGN, que pode ter no Espírito Santo uma contraparte, o MPEGN, incluindo os micros de que se fala tanto.

                            AS INICIATIVAS SOCIOECONÔMICAS

·       Microiniciativas

·       Pequenas iniciativas

·       Médias iniciativas

·       Grandes iniciativas

·       Gigantescas iniciativas

Isso corresponde a uma Curva do Sino ou de Gauss ou das Distribuições Estatísticas. Podemos incluir mais dois tipos para fazer essa pirâmide igual à outra dos níveis pessoais: povo, lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos/sábios e iluminados, mas sem casar, porque não faria sentido ter iniciativas iluminadas. A grandeza nem sempre corresponderá ao brilhantismo da idéia.

A grande, quase totalidade das iniciativas são populares e micro, muito pequenas, até porque não há o chamado “capital inicial” – os populares são carentes dele, estão justamente começando de baixo.

Iniciativas “tão micro”, tão diminutas, requerem supertutelamento, contudo não no sentido de transformá-las em mendicantes, não de torná-las esmoleres, acomodadas à condição de pedintes, pelo contrário; deve-se ser duro, porque não queremos um monte de dependentes do poder de produzir-organizar do Estado, é justamente o inverso disso - já existem muitos pendurados nele. Porém, como o Estado foi eficaz quando quis, em tantas iniciativas governamentais, pode sê-lo também nisso, se fizer um grande esforço. Esse grande esforço é o de passar a enorme maioria a pequena e depois a média, a de fazê-las durar, pois morrem logo de inanição. A coisa toda é uma cadeia alimentar, de que o micro constitui o ficto e o zôoplancto a servir de alimento aos níveis mais altos: o que produzem vai servir de alimento às pequenas, estas às médias e assim por diante. Acontece que elas estão morrendo antes de se tornarem substanciais para a refeição de cima. Se não houver essa massa fantástica, como o povo melhorará de vida, como aprenderá os níveis seguintes de complexidade? É vital os governempresas fazerem isso, darem esse apoio. Não será um peso. O contrário é que está sendo.

Vitória, sábado, 29 de novembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário