quinta-feira, 5 de abril de 2018


SCTE de Audição

 

Em lugar dos salões quadrados ou retangulares ou assemelhados dos teatros e salas de audição de hoje teremos essas parabolóides de revolução, como está desenhado mentalmente na série das SCTE ou Salas, Cadeiras, Telão de Ensinaprendizado, q.v.

As pessoas sentarão nas cadeiras acolchoadas e ficarão totalmente imersas nos sons e nas imagens, totalmente compenetradas, ausentes de tudo mais, em escuridão.

A FORMA CLÁSSICA DOS TEATROS


Hoje as pessoas vão para assistir/ouvir, mas se separam da audição/visão porque o espaçotempo não é de imersão total. Nas SCTE amplas de audição será, especialmente com tudo escuro: a pessoa se PROJETARÁ até a boca de cena e de audição como se fossem enormes olho e ouvido, especialmente porque não existirão mais as galerias distintivas para as elites. Onde elas ficavam será tudo liso, plastificado, não dispersando o som que se concentrará em cada ouvido, conforme a sonoroplastia e os desenhos da SCTE.

PARABOLÓIDE


As pessoas ficarão totalmente chocadas pela experiência de imergir completamente no som e na imagem durante os 60, 90, 120 minutos em que ali estiverem, sem trégua.

Vitória, sábado, 19 de agosto de 2006.

 

NÃO É PROPRIAMENTE ISSO, MAS SERÁ PARECIDO (através do Google Desktop peça nos livros SCTE ou Sala, Cadeiras, Telão de Ensinaprendizado)            


Sangue Curador

 

Por acaso assisti a produção alemã O Sangue dos Templários (parte 2) - na manhã de segunda 21 de agosto de 2006 no canal pago Cinemax -, filme muito pobre em todos os sentidos. Contudo, usando a Rede Cognata podemos extrair algum sentido, porque lá se falava no Vaticano.

ALGUM SENTIDO HÁ NISSO TUDO (algumas das coisas faladas na parte que vi)

·       Vaticano = DEUS = JESUS = TRONO = LINHA = DEMÔNIO = VÍRUS = DOENÇA = TEMPO = JOSÉ = DOSE = DRUSO = TOSE = BOSE = TRAIÇÃO = DINOSSAURO e tudo aquilo que já vimos:


·       Santo Graal = SANTO ÚTERO = SANGUE CURADOR (como no título) = PALAVRA CURADORA = CHAVE GERAL = FECHADO CÍRCULO = SANTO CÁLICE = PEDRA CALADA = PEDRA QUADRADA = CHAVE QUADRADA = ENERGIA CURADORA = ONDA CIRCULAR = SANTA EVA = SANTO ABBA (o nome do pai de Jesus) e segue:


·       Templários = JESUITAS (como já ficou posto) = JUSTOS = TEXTOS = DANADOS = TEMPESTADES e segue:


A coisa toda é muito fechada e não poderia ser diferente, para resistir tanto tempo às tentativas de abertura.

Vitória, segunda-feira, 21 de agosto de 2006.

 

TODOS BUSCAM O SANGUE

Criado por um monge, David cresceu sem saber quem são seus pais. Prestes a se formar... e, apaixonado por Stella, uma linda colega de classe, uma amostra de seu sangue é retirada - o que desencadeia uma corrente de eventos.
O Sangue Dos Templários
Diz a lenda que os Templários foram extintos há muito tempo. Mas a ordem secreta ainda existe e está dividida. O jovem David, que foi criado por um monge, é o único que poderá guiar os Templários em busca do Santo Graal.

Penico na TV

 

Eles são do maior mau-gosto, mas isso é decisão de cada um; a TV geral, não obstante, deveria ter alguma compostura e uma linha mínima que não envolvesse sexo ou homossexualismo (excesso de homossexualidade, superafirmação perante as crianças em qualquer horário, pois pode ser gravado de noite e passado de dia). Desandou tudo sob a “censura livre” (é um conceito esquisito: se há censura não há liberdade, se há liberdade não pode haver menção a censura), virou bandalheira, criminalidade.

Porém, eles agridem as pessoas, assim como o Fausto Silva do Faustão da Rede Globo não deixa ninguém falar. No Pânico eles não apenas invadem privacidades, eles são violentos mesmo, agressivos, hostis. Para ganhar dinheiro fazem de tudo: “vale tudo por dinheiro”, no dizer de Sílvio Santos. A vulgaridade desce a extremos sob patrocínio dos seres vis dos governos e das empresas.

Vitória, quarta-feira, 23 de agosto de 2006.

 

PENICO (o vaso sanitário portátil; vaso sanitário, o lugar de colocar merda)


PROGRAMA PÂNICO NA TV

03/04/2006 - 13h11
"Pânico na TV" muda horário e se "despede" de Sabrina Sato da Folha Online
Lixo, mas dá pra reciclar - Pânico na TV ficou pop ...
Um programa que tinha como ideal satirizar os programas dominicais e estar fora de qualquer padrão transformou-se em fenômeno. O Pânico na TV começou em outubro de 2003, quando Emílio Surita resolveu levar para TV um programa de rádio. Emílio é locutor da Jovem Pan e há 11 anos comanda o Pânico na rádio.

PCobra de Duas Cabeças

 

TRADICIONALMENTE A TORRE É ASSIM (com os fios entrando ou saindo atrás; a refrigeração também fica lá; na frente ficam as baias, por exemplo, a do driver de CD ou DVD)


OU PODE HAVER UMA BASE PARA A CPU (posta na horizontal, o monitor se apoiando sobre ela; na nova situação o monitor de tela plana ficaria preso atrás, se projetando para frente).


PROPONHO UMA SOLUÇÃO PARALELEPIDAL POSTA NA HORIZONTAL


DIVIDIDO EM METADES (a da direita ou da esquerda ficaria com as baias e a outra com a fiação; exceto a saída de calor, que estaria numa lateral, com um gel denso de alta capacidade de absorção de calor – mas Gabriel diz que já existe – pegando o calor de dia e liberando à noite)


Assim, tudo ficaria imediatamente ao alcance, mesmo se tecnologia wireless sem necessidade de fiação, pois sempre há cabos de força.
Vitória, sexta-feira, 25 de agosto de 2006.

Os Quatro Gigantes do Mundo

 

O povo fala há milhares de anos em gigantes.

Também se fala em “quatro cantos do mundo” há muito tempo, embora o mundo não tenha cantos; não tinha nem mesmo quando se pensava que ele era quadrado.

MUNDO QUADRADO


Acontece que a Rede Cognata diz que canto = GIGANTE = GRANDE = CENTRO = ABSOLUTO = ATLANTE = GEOMETRIA = GRITANTE = CAINDO = GERANDO = COPTA = AUGUSTO = CRISTO = GENÉTICA = CELESTIAL e segue. Então, “os quatro cantos do mundo” = OS QUATRO GIGANTES DO MUNDO.

No filme Anjos do Mal (que assisti da metade para frente) com Casper van Dien e Robert Wagner (do seriado O Casal 20) há um gigante, Amon, que é um dos tais “quatro gigantes do mundo”, como se diz lá, o que me fez apelar à tradução ou variação cognata = GIGANTE. Fala-se também em celestiais = ATLANTES, sem esquecer que Adão (= AVIÃO = CORPO = CÓPIA = CLONE e segue) tinha, segundo os extra-bíblicos, 60 metros de altura (e não 12 metros como no filme). Ademais, adâmico = ATLANTE = GIGANTE.

Será que no fundo há alguma verdade nisso tudo?

Vitória, sábado, 19 de agosto de 2006.

 

O FILME É ESTE

Anjos, outrora parte da legião de Deus caíram em desgraça.

OS QUATRO CANTOS DO MUNDO (ninguém sabe o que é, por quê se diz assim, mas todos continuam falando)


S1972 e S2002

 

Reassisti o lento, lentíssimo, quase parando Solaris de 1972, bem com o de 2002, 30 anos ou uma geração de diferença. O texto é de Stanislaw Lem (Lwów, então Polônia, agora Ucrânia, 1921-2006, vendeu mais de 45 milhões de exemplares – naqueles tempos - em 57 idiomas; é também autor de Stalker, que li e foi filmado, você pode obter pelo Torrent ou pelo Youtube), de 1961, tenho o exemplar de 1984, Rio de Janeiro, Francisco Alves.

TRÊS SOLARIS

Livro.
1961.
Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1984.
É completamente diferente dos filmes, nele somos capazes de entender, pois o autor situa a novidade.
1º filme.
S1972.
Soviético, “artístico”, uma porcaria indizível.
Há uma cena de carro sem motorista (previsto em 1961) passando em túnel, que dura vários minutos, uma das lentidões mais longas que presenciei. Termina numa ilha falsa criada pelo planeta-mente, com o protagonista ajoelhado aos pés do pai construído – melancólico.
2º filme.
S2002.
Americano, comercial, altamente assistível, equilibrado.
É muito mais bem feito, pós-contemporâneo (depois de 1991), com mais recursos, parece mais com estação espacial possível. Termina com os dois, ele e ela, casal de novo na Terra (a implicação é que o planeta se apaixonou ele,r pelo personagem), descobrindo-se como cria de Solaris (como o planeta pode manipular materenergia com tantos anos-luz não mencionados?).

Enfim e como diz o povo, o segundo (evidente, teve a vantagem de 30 anos de tecnociência, de Conhecimento geral e de efeitos especiais que não existiam em 1972, mal havia computadores, os televisores eram de tubo e resistores, tela P&B, a de 40 polegadas nem na proporção de 1.000/1 se compararia com as mais avançadas de agora) “dá de 10 a zero” no primeiro. Para comparar, a filmagem de Encouraçado Potemkin, de Eisenstein, não foi tentada, continua portentoso no original russo).

Você precisa viver as três experiências, ler o livro e ver os filmes (o de 2032 deverá ser ainda mais expressivo), é como Caçador de Androides (Blade Runner, Fugitivo da Lâmina, diz minha filha: seria muito mais cortante terem traduzido assim, mas o título dado ficou bom), o livro dá de 10 a zero no filme (aliás, muito bom, excelente – S2002 aproveita o Noir deste filme).

Em resumo, não perca, até para derrotar essa visão miserável de filme “artístico” de S1972, esse experimentalismo segundo o qual os diálogos minimalistas são prova de inteligência e as citações à francesa experiência necessária ao mundo, eles tinham isso de ensinar ao mundo, coisa deplorável (agora melhoraram). Quer experimentar, coloque um chiqueiro; nem os porcos, criaturinhas de Deus que infelizmente devoramos, merecem essas coisas.

Arre!

Vitória, quinta-feira, 5 de abril de 2018.

GAVA.

O Culto aos Antepassados

 

Assisti o filme da Disney/Pixar Viva – A Vida é uma Festa, de 2017, em que pela primeira vez os mexicanos não são objeto de escárnio ou tratados como subpovo (não existe tal palavra, vou cria-la agora para retratar a avacalhação dos americanos pelos mexicanos). A nação é tratada com respeito na película e no roteiro, benza Deus, é assim que todos os povelites todos do mundo deveriam ser enxergados.

Vendo o filme, pensei que o culto aos antepassados ou ancestrais é amplo no planeta, a começar do Oriente, onde é onipresente no Japão; alguém mais esperto, mais competente, com mais memórias, mais leituras, mais organização, mais tempo e recursos que eu deveria fazer o levantamento completo, talvez com aquela competência nunca bastante louvada do pessoal da Wikipédia.

CULTOS NAS NAÇÕES

PAÍS.
NOME.
DATA.
Brasil.
Finados.
02 de novembro.
Japão.
Culto aos antepassados ou ancestrais.
Todos os dias.
México.
Dia de los muertos.
31 de outubro a 02 de novembro.

O que acontece no México se espalha pela América Central e aquilo do Japão também é praticado nas religiões orientais. A Wikipédia lembra que os cultos aos santos não passa disso; de fato, mas numa esfera muito mais alta.

De passagem, vemos que os mortos no México vão para um lugar onde são lembrados (na Rede Cognata memória = INFERNO), toda uma cidade imensa num “universo paralelo” à Terra e semelhante a ela, um limbo antes do Paraíso, onde existem animais “guias”, mostrando claramente que o país não foi suficientemente cristianizado, ainda acredita num orbe análogo intermediário autônomo, independente de Deus, que não é mencionado – a educação dele é incompleta, repetirei a frase famosa de Porfírio Diaz (mexicano, 1830-1915), "Pobre México. Tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos."

É como o Brasil das “religiões africanas” (coloco aspas porque, como já disse, só é religião o que tem na origem um iluminado; no caso da África e das Américas não apareceu nenhum, foi porisso mesmo que não avançaram bastante socioeconomicamente).

O filme reforça essa visão pagã vinda dos maias-astecas.

Artisticamente primoroso, tem essa falha clamorosa.

Vitória, quinta-feira, 5 de abril de 2018.

GAVA.