sexta-feira, 3 de novembro de 2017


Escola Deficiente

 

VENDO AS DEFICIÊNCIAS SEGUNDO AS PESSOAS E OS AMBIENTES (á esquerda e à direita) – as flechas são diferentes para indicar as distintas motivações.

Seta para a Direita: Críticas individuais 


Seta para a Esquerda: Aspirações mundiaisSeta para a Esquerda: Agressões nacionaisSeta para a Esquerda: Decepções estaduaisSeta para a Esquerda: Ataques municipais/urbanosSeta para a Direita: Contestações empresariaisSeta para a Direita: Conflitos com os gruposSeta para a Direita: Negações familiares

Escola

 

Como eu já disse em outros termos as escolas se tornaram supermodernas, isto é, elas estão 300 anos no futuro do Iluminismo; elas não são contemporâneas (de 1789 a 1991), nem pós-contemporâneas (de 1991 para frente). O fato de terem computadores nada significa, não quer dizer que sejam capazes de perceber sequer o passado, quanto mais o modelo; nem que possam ir para o futuro sem serem arrastadas. Elas NÃO TRAZEM nada de novo, elas participam do novo porque o novo aparece. É claro que há instituições de pesquisa & desenvolvimento teórico & prático que interessam aos capitalistas que os financiam, mas para a coletividade as escolas são realmente deficientes, elas têm síndrome de Dawn, são retardadas (300 anos) em suas concepções ou modelos de mundo.

É preciso atacá-las como forma de sobreviver. É fundamental apontar suas deficiências, porque senão elas não mudarão. Sem pressões não mudarão para atender os povelites do futuro – continuarão a preparar as pessoas para o passado.

Vitória, agosto de 2005.

Entrevistando a Demência

 

                            Quando a gente fala em demência sempre pensa nos demais, mas o modelo diz que na realidade todos nós, menos 2,5 % ou 1/40, somos dementes; na base exponencial de (1/40)5 em 6,5 bilhões menos de 64 indivíduos são completamente equilibrados na Terra de hoje. Temos por princípio uma caixa preta, a mente, na qual estão passando programas em milhões de linhas todo o tempo – elas deterioram, a máquina ou Natureza enferruja, adoece, fica doida mesmo – dentro de nós vários programas travessos produzem linhas como “matar”, “morrer” e outras e as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) sofrem, até além do suportável. Na realidade é aleatório e ataca todos e cada um.

                            AS DEMÊNCIAS

·       DEMÊNCIAS PESSOAIS:

1.       Os indivíduos endoidecem;

2.       As famílias piram;

3.      Os grupos se tornam alienados (as gangues não passam disso);

4.      As empresas alucinam “legal mesmo”, como diz a gíria;

·       DEMÊNCIAS AMBIENTAIS:

1.       Os municípios/cidades enlouquecem também;

2.       Os estados endoidam (o Espírito Santo passou por um período assim por mais de 10 anos e três governadores);

3.      As nações ficam birutas (agora mesmo com o PT o Brasil está sendo assim e a sócioeconomia daqui ficou inflacionária, com febre econômico-financeira por uns 40 anos);

4.      O mundo fica zureta (o que aconteceu nas guerras mundiais e na Guerra Fria).

POR PRINCÍPIO, Só METADE ESCAPA (depende de genética e depende de ambiente, porque um ponto pode ser ampliado por forças externas)


Não ataca ninguém em especial, não mira nenhuma pessoambiente específica; inclusive pode haver demência mimética ou simpática, quer dizer, pessoas que aparentam ter os sintomas sem de fato desenvolver a doença.

Na realidade a demência não foi investigada a contento pelo Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), devendo-se construir CONGRESSOS DA DEMÊNCIA para estudar o fenômeno, porisso é ruim trata-lo como se fosse coisa do indivíduo, pois é e não é ao mesmo tempo: pelo lado que é, o indivíduo deve ser curado, pelo lado que não é a coletividade deve pagar pela cura ou abrandamento dela em todos e em cada um.

Porisso eu disse “entrevistando a demência” e não os dementes. Porque “dementes” daria a entender que é responsabilidade só do indivíduo e não do grupo TAMBÉM. Fazer um livro sobre a demência é olhar todos, os que parecem dementes e os que parecem sãos, inclusive presidentes e outros representantes da autoridade da Lei. O autogerador de programas endoida e fabrica linhas tortas.

Com palavras e com ajuda neuroquímica é preciso curar o GAP (gerador de autoprogramas), endireitá-lo para a média de nossa demência coletiva.

Vitória, agosto de 2005.

 

QUANDO PERGUNTAMOS NAS IMAGENS DO GOOGLE POR DEMÊNCIA VEM ESSE TIPO DE COISA (como se fosse puramente pessoal; é e não é ao mesmo tempo – é porque ataca o ponto de cada vez, mas é fenômeno estatístico, sujeito à Curva do Sino em sua expressão geral)


DISTÚRBIOS GERAIS

Distúrbios mentais
Distúrbios mentais, distúrbios ou síndromes psíquicas e de comportamento. Geram angústia e causam danos em importantes áreas do funcionamento psíquico, afetando o equilíbrio emocional, o rendimento intelectual e o comportamento social adaptativo. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
O que é? A demência de Alzheimer (pronuncia-se al-tz-rrai-mer) é um transtorno progressivo que mata lentamente as células nervosas do cérebro. Foi identificado pela primeira vez em 1907 pelo clínico alemão Alois Alzheimer. Aproximadamente 1 em cada 20 idosos com 65 ou mais anos de idade é acometido pela doença. Quanto mais avançada a idade, maiores as chances de surgir a demência. Um estudo mostrou que 47% dos idosos com mais de 85 anos de idade sofrem de demência de Alzheimer.
 
 
O que é loucura? A loucura ou psicose como é chamada tecnicamente é quando a se perde ou diminui de forma importante o contacto com a realidade, ou seja os conteúdos da mente prevalecem sobre a capacidade de incorporar a realidade. As principais características de uma pessoa "louca" são as alterações de pensamento (delírios) {ela cria novas realidades, como dizer que ë Napoleão, ou mesmo Deus}, de percepção (alucinações auditivas e visuais) {ouve ou vê coisas que não existem}, afetivas (ansiedade exagerada, embotamento afetivo etc.) e manias.

Elogio de Erasmo

 

                            Copiei da Internet o texto completo do Elogio da Loucura, de Erasmo como e-book, que anexo, e com isso faço um elogio a ele pela chance de retomar a questão da Curva Normal das linhas de programa do GAP (gerador de autoprogramas) humano, quer dizer, a curva da dispersão das vontades e das expressões em tudo que é humano nas PESSOAS (loucura dos indivíduos, das famílias, dos grupos e das empresas) e nos AMBIENTES (loucura das cidades/municípios, dos estados, das nações, do mundo).

CURVA DO SINO DAS DISPERSÕES 50/50 (da soma zero das loucuras e não-loucuras, normalidades)


Evidentemente todas as guerras e conflitos são respostas às loucuras “dos outros”. Todas as críticas de jornal e revistas, tudo que estamos ensinando aos outros são exemplos das loucuras que os outros podem praticar. Eles não são sábios e equilibrados como nós, esses ZOUTROS, esses alienígenas desastrados.

Evidentemente Erasmo usou seu texto noutro sentido, mas a escolha das palavras possibilitou excepcional oportunidade de estudos psicológicos (das loucuras expressas nas figuras ou psicanálises, das loucuras na escolha dos objetivos ou psico-sínteses, da louca busca retratada na produção econômica alheia, da loucura que é a organização ou sociologia estrangeira, das dementes relações espaçotemporais ou geo-históricas dos de fora).

Todos os ZOUTROS são doidos de pedra.

O que é normalidade? Como podemos elaborar um ESTUDO COMPARADO DA NORMALIDADE? Como desmascarar a normalidade? Por princípio há um par polar oposto/complementar e ambos os lados são úteis em determinado momento.

É loucura matar pessoas, mas na guerra isso é autorizado e fervorosamente indicado aos soldados.

Vitória, agosto de 2005.

 

                            ERASMO DE ROTERDÃ

Erasmo de Roterdã (c. 1466-1536), escritor, erudito e humanista holandês, principal intérprete das correntes intelectuais do Renascimento no norte da Europa. Contribuiu para o estabelecimento do humanismo, especialmente ao desenvolver os estudos clássicos no ensino cristão. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Erasmo de Rotterdam
Nascido em 27 de outubro de 1469 em Rotterdam, onde hoje é a província de Zuid Holland (Holanda do Sul), na área do delta formado pêlos rios Reno e Mosa. Desiderio Erasmo, seu nome de batismo, era filho natural de um padre e não tinha nome de família, porem conhecido como Erasmo de Rotterdam.
Erasmo (c.1469-1536)
Filósofo e escritor holandês. Uma das figuras mais representativas do humanismo renascentista. ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

                            O ELOGIO DELE


"ELOGIO A LOUCURA" – Erasmo (tradução de Paulo Neves)
Neste libelo do teólogo Erasmo de Rotterdam (1469-1536), quem fala é a Loucura. Sempre vista apenas como uma doença ou como uma característica negativa e indesejada, aqui ela é personificada na forma mais encantadora.
Rodrigo Petronio
Elogio de Hilda Hilst
Quando Erasmo de Rotterdam, em 1509, escreveu o seu Elogio da Loucura, onde a figura emblemática dessa deusa às avessas sobe em um palco e desfila com muito humor toda a série de conseqüências benéficas que seu influxo sobre os homens gera, fazendo a sua autodefesa, creio que ele estivesse apenas deixando em evidência os prazeres do paradoxo, além de reforçar de maneira irônica a ambigüidade própria dos valores que norteiam as sociedades. Vários séculos depois, temos a loucura novamente personificada, mas em uma nova chave provavelmente não prevista pelo humanista holandês.

Educação Ambiental

 

EDUCAÇÃO GERAL DA PESSOAMBIENTE (como já disse, a educação é incompleta, é só do indivíduo, sequer da família é ainda; como coloquei, é preciso criar ESCOLAS DE FAMÍLIA)

·       EDUCAÇÃO DAS PESSOAS:

1.       Educação dos indivíduos (já é feita desde a Antiguidade, que começou em Jericó há 11 mil anos e terminou em 476);

2.       Educação de famílias (é preciso começar já, principalmente de pai e mãe);

3.      Educação dos grupos (por exemplo, educação das ONG’s, organizações não governamentais, inclusive por elas mesmas, um colegiado delas; ou a educação sindical PARA OS SINDICATOS; ou para das federações econômicas);

4.      Educação das empresas (elas colocam universidades para educar indivíduos a serví-las melhor, mas não pensam no contrário, constituir a empresa COMO ENTIDADE que vai às salas de aula e aos bancos escolares servir aos ambientes e às pessoas);

·       EDUCAÇÃO DOS AMBIENTES:

1.       Educação dos municípios/cidades (não apenas dos representantes – prefeitos e vereadores, mais secretários municipal-urbanos – e sim também DE CONJUNTO, isto é, dos grupos se vendo como cidade – o que a cidade como entidade deve aprender?);

2.       Educação dos estados (o Espírito Santo precisa se comportar como gente grande);

3.      Educação das nações (o Brasil vem tendo comportamentos horríveis);

4.      Educação dos mundos (a ONU deve pensar-se COMO MUNDO).

EDUCAÇÃO AMBIENTAL (a idéia que temos de ambiente é de ambiente ecológico biológico-p.2, mas estamos em AMBIENTE PSICOLÓGICO há muito tempo, já que há milhares de anos não somos mais biológicos) – a convivência dos objetos psicologizados.

·       Educação agropecuário-extrativista municipal/urbana;

·       Educação industrial (de fora para dentro, como demanda de entendimento, e de dentro para fora, como exposição dos objetos oferecidos para inserção coletiva);

·       Educação comercial (para consumo do necessário, somente o necessário, e exclusão dos desperdícios);

·       Educação de serviços (sobre a utilidade dos objetivos);

·       Educação bancária (de taxas e outras concepções matemática inumanas).

OBJETIVAMENTE, OS OBJETOS (eles são os elementos das células, requisitados pelas CÉLULAS PSICOLÓGICAS, os seres humanos; são os tijolos da construção psicológica, racional)


Como se vê, é preciso reeducar os ambientes. É fundamental dar-lhes idéia das dimensões que adquiriram. O indivíduo não é mais o indivíduo dos primórdios, ele avançou para ser indivíduo-cidade/município, indivíduo-estado, indivíduo-nação, indivíduo-mundo com a globalização. Os ambientes devem SE REEDUCAR para reeducar seus componentes.

Vitória, agosto de 2005.

 

OS OBJETOS QUE OS NÚCLEOS MENTAIS SOLICITAM PARA A CONSTRUÇÃO DO CORPOMENTE COLETIVO (são zilhões, incontáveis)


Direito Ambiental

 

                            DOIS DIREITOS (ambos estão certos)

DIREITO PESSOAL
DIREITO AMBIENTAL
Direito dos indivíduos
Direito municipal-urbano
Direito das famílias
Direito dos estados
Direito dos grupos
Direito das nações
Direito das empresas
Direito dos mundos

Seta para a Esquerda: O planeta Terra também tem seus direitos                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

 

 

 

DIREITOS PÚBLICOS E PRIVADOS

DIREITOS DO CIDADÃO (das pessoas)
DIREITOS DO ESTADO (dos ambientes)
Deveres do cidadão
Deveres do Estado
Deve assistência psicanalítica às figuras
Deve conselhos psico-sintéticos na identificação dos objetivos
Deve acompanhamento econômico às produções
Deve presença sociológica às organizações
Deve instruções espaçotemporais ou geo-históricos

 

INTERPRETAÇÕES DOS DIREITOS E DEVERES

·       Interpretação mágica/artística;

·       Interpretação teológica/religiosa;

·       Interpretação filosófica/ideológica;

·       Interpretação científica/técnica;

·       Interpretação matemática.

Só o Estado tem poder (três poderes) bastante consistentes para essas investigações.

INCLUSIVE OS DIREITOS DA BANDEIRA ELEMENTAR

Direitos do ar
Direitos da água
Direitos do fogo-energia
Direitos da terra-solo
DIREITOS DA VIDA
DIREITOS DA VIDA-RACIONAL

Não apenas a legislação pertinente em cada caso, como também os direitos inerentes desses elementos de SUBSISTIREM DIANTE DA HUMANIDADE, diante de nossa passagem na Terra.

ÁRVORE DO DIREITO (tem raízes, tem tronco que sustenta e comunica, e tem membros)


Então, seria interessante colocar uma daquelas praças, uma PRAÇA DO DIREITO, uma interface psicológica entre o Estado supra-racional e as pessoas que necessitam de ajuda para entender e usar melhor o mundo para seus projetos de sustentação, permanência e avanço.

PRAÇA DO DIREITO (essas praças atuais são devassadas, não servem para nada nem para ninguém, não prestam serviço, não tem utilidade fora a de servirem de passagem – que indica ausência) – com quiosques e tudo, para fazer tudo direito.


Enfim, garantir às pessoas o conhecimento e o uso da malha do direito para entender e dominar sua presença no mundo.

Vitória, agosto de 2005.