Escola Deficiente
VENDO
AS DEFICIÊNCIAS SEGUNDO AS PESSOAS E OS AMBIENTES (á esquerda e à direita) – as flechas
são diferentes para indicar as distintas motivações.
Escola
|
Como eu já disse em outros termos as
escolas se tornaram supermodernas, isto é, elas estão 300 anos no futuro do
Iluminismo; elas não são contemporâneas (de 1789 a 1991), nem
pós-contemporâneas (de 1991 para frente). O fato de terem computadores nada
significa, não quer dizer que sejam capazes de perceber sequer o passado, quanto
mais o modelo; nem que possam ir para o futuro sem serem arrastadas. Elas NÃO
TRAZEM nada de novo, elas participam do novo porque o novo aparece. É claro que
há instituições de pesquisa & desenvolvimento teórico & prático que
interessam aos capitalistas que os financiam, mas para a coletividade as
escolas são realmente deficientes, elas têm síndrome de Dawn, são retardadas
(300 anos) em suas concepções ou modelos de mundo.
É preciso atacá-las como forma de
sobreviver. É fundamental apontar suas deficiências, porque senão elas não
mudarão. Sem pressões não mudarão para atender os povelites do futuro –
continuarão a preparar as pessoas para o passado.
Vitória, agosto de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário