Escola de FC
- Professor, quanto tempo ainda
ficaremos aqui?
- Assim de pronto não dá para afirmar,
o desenvolvimento deles é lento.
- Não daria para comunicar
diretamente?
- Não, Query, não daria, por causa da
política de não-intervenção.
- Mas não estamos interferindo?
- Estamos, porém num ritmo
incomparavelmente mais lento do que seria o choque de nos apresentarmos de
chofre, sem qualquer preparo. Justamente o processo consiste em ir introduzindo
novidades aos poucos.
- Há quanto tempo estamos nisso?
- Seria preciso olhar, mas acho que
algumas centenas de anos, fora aquelas coisas bem antigas.
- Ah, é exasperante! Eles não ficam
conhecendo a gente, ficam com essas coisas de abdução...
- Certo, veja o que nossas
intervenções minúsculas fizeram.
- Não concordo muito com isso de pegar
um, injetar as ideias na cabeça dele, fazê-lo voltar à cultura, esperar a ideia
amadurecer como sua, virar livro, circular, implantar as novidades que vão
fazer pensar os tecnocientistas, que vão produzir objetos e conceitos, que vão
gerar novas ideias... Muito lento, lento demais.
- A alternativa seria a de eles
pensarem que não são competentes para tentar separadamente, tornando-se
eternamente dependentes de nós. Você sabe que isso já aconteceu, com efeitos
desastrosos. Conosco não foi assim, seguramente porque nossos próprios mestres foram
bastante cuidadosos. Se eles se imaginassem incapazes de penetrar na galáxia,
se tornariam impotentes, seriam objeto de chacota em vez de contribuir para o
desenvolvimento geral.
- Contudo, professor, veja o caso do
Jules, do H. G., do Isaac, do Arthur e todos que foram trazidos: eles
comunicaram ideias cruciais que demoraram DÉCADAS deles para circular e ainda
não emplacaram perfeitamente, ainda não foram amplamente adotadas e nem geraram
o esperado entrelaçamento.
- Sim. Entretanto, você há de convir
que eles deram saltos extraordinários desde que aceleramos o programa há 200
anos.
- Concordo, é que fico exasperado.
- Query, você é muito jovem, veio para
cá há 80 anos, tem de ser paciente, a Escola vai bem, vá consultar os
precedentes noutros planetas, inclusive no nosso. São centenas, são milhares de
planetas já tutelados e deu tudo certo, você não pode precipitar as coisas, tem
de ir devagar. Veja, eles chegaram à Lua no ano 1969 deles, agora estão
pensando a ir a Marte, porém não acreditam ainda que há vida em outros
planetas: o que aconteceria se soubessem daqui para ali que há milhares de
mundos racionais? Ainda outro dia queimaram o Bruno, uma iniciativa muito
precoce nossa.
Serra, terça-feira, 19 de junho de
2012.
ANEXOS
Século XXVII a. C.
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125 a 180 d. C.
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H. G. Wells
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Isaac Asimov
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