quarta-feira, 16 de maio de 2018


Problemas Brasileiros

 

Gabriel viu a dificuldade de o Brasil se desenvolver com a presença dos corruptos: mesmo em 500 anos não conseguimos chegar até onde a Austrália chegou em 200 anos apenas. Porém, a Austrália é um país pronto, que não precisou realizar fusões, exceto mais recentemente quando os aborígines passaram a ser incorporados. É um país velho, transplantado da Grã-Bretanha que já tinha atrás de si somente desde a época dos romanos dois mil anos de civilização, sem falar do tempo anterior das ilhas.

O Brasil deve lutar com a miscigenação de brancos-europeus, negros-africanos, vermelhos-americanos e amarelos-asiáticos num povo só, com uma ampla variação cultural ou nacional. Além disso deve lutar contra a corrupção, relativamente ausente nos países desenvolvidos atuais porque a combateram antes; só isso carreia um punhado de nossas forças através do envolvimento dos governantes do Executivo, dos políticos do Legislativo, dos juizes do Judiciário com os empresários através de sonegação com caixa dois e desvio de verbas. A Austrália tem 7,7 milhões de km2 e o Brasil 8,6 milhões; aquele é 89 % deste; contudo, a Austrália só se desenvolveu na costa, onde é fértil, dado ser o interior todo desértico.

E o Brasil não tem apoio de nenhuma Riqueza Comum ou Comunidade Britânica que abre portas, pelo contrário, a comunidade lusófona mais depende de nós que nós dela; nem tem uma língua dominante, o inglês, na qual se publica 80 a 90 % de todo o Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática), nem o apoio direto e indireto da maior potência do mundo, os EUA. As condições tropicais de 10º N, acima do equador, a 35º S são diferentes daquelas da Austrália que vai de 10º S a 45º S, a maior parte desenvolvida nas regiões frias onde os europeus se dão melhor.

Enfim, a lista de problemas brasileiros é de longe muito maior que a da Austrália, incomparavelmente maior. O povelite daqui não tem um outro projeto pronto no qual embarcar “com a cara e a coragem”; tal projeto autônomo ainda deve ser completamente inventado. O Brasil deve fabricar um caminho totalmente novo. Não aplaudo as elites daqui, nem de longe; pelo contrário, crucifico-as quanto posso. Mesmo assim, as condições são distintas.

Vitória, domingo, 08 de outubro de 2006.

 

AUSTRÁLIA

Austrália
Austrália, considerada algumas vezes como um continente insular, localizada entre os oceanos Índico e Pacífico, forma com a Tasmânia a Commonwealth da Austrália. A capital é Canberra. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

BRASIL

Brasil
Brasil, república da América do Sul que é o maior país do subcontinente, ocupando quase metade de sua superfície. Limita-se ao norte com a Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e oceano Atlântico; ao sul com o Uruguai; a oeste com Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru e a noroeste com a Colômbia, sendo seu litoral leste banhado pelo Atlântico. O país tem fronteiras comuns com todas as nações da América do Sul, com exceção do Chile e Equador. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário