quarta-feira, 16 de maio de 2018


O Salto 22/1 dos Negros e dos Índios

 

Jericó apareceu há 11 mil anos onde agora fica Jerusalém, em Israel. Embora os macacos, os primatas, os hominídeos e os humanos sapiens neandertais sejam da África (estes desde 200 mil anos), imagino que os cro-magnons sejam da Ásia (dizem os cientistas que desde 80 ou 70 mil anos).

Até 1500, quando os europeus começaram a chegar ao continente, os negros não haviam se desenvolvido fora da região do norte da África, particularmente no Egito. E o mesmo se deu com os índios nas Américas do Norte, do Centro e do Sul. A África tem 30,3 milhões de km2, ao passo que as três Américas somam 42,0 milhões de km2, resultando então em mais de 70 milhões de km2 situados então fora do circuito do mais alto desenvolvimento, o que os europeus foram suprir.

Há alguns que disseram ver nos astecas e incas alto desenvolvimento, mas de fato eles estavam no equivalente sumeriano e egípcio de 3500 antes de Cristo, com grandes cidades e pirâmides. Os restantes índios fora dos pueblos americanos e os negros subsaarianos podiam ser contados como no estágio da Idade da Pedra polida, antes de Jericó, daí eu ter colocar no título ser a relação de 22/1 (11 mil anos de Jericó para 500 anos desde 1500).

Foi muita coisa, o que constituirá uma surpresa indelével para os racistas: os negros e os índios deram um salto formidável ao serem incorporados ao veio principal branco-europeu da civilização. Em apenas 500 anos deram esse pulo vertiginoso da Idade da Pedra à civilização do século XXI, com pequenos atrasos não-significativos. Passaram valentemente na prova. Foi fantástico, sem dúvida alguma. Muitos livros deverão ser escritos sobre isso. E, à parte as crueldades da convivência e mestiçagem em curso, foi uma gentil concessão dos brancos-europeus aos negros-africanos e aos vermelhos-americanos.

Vitória, domingo, 08 de outubro de 2006.

 

NEGROS E A ÁFRICA

Negro
Negro, população humana que se acredita ser nativa da África ou sub-saariana (ver Saara). Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
© Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
África: mapa político
As forças tectônicas que separaram a África da América do Sul há 150 milhões de anos criaram um continente cuja principal característica topográfica é um vasto e ondulado planalto. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

ÍNDIOS E AS AMÉRICAS

América
América, segunda maior massa continental isolada da Terra. Compreende três grandes territórios: América do Norte, América Central e América do Sul, tem uma extensão de 42 milhões de km2 e mais de 650 milhões de habitantes. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Indígenas americanos, Povos
Indígenas americanos, Povos, conjunto de povos aborígines do continente americano. Cristóvão Colombo os chamou de “índios” ao crer erroneamente que o território firme e as ilhas da América pertenciam às Índias, na Ásia. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
América do Norte: países
A América do Norte abrange a Groenlândia, o Canadá, os Estados Unidos e o México. Acredita-se que os ameríndios, os primeiros habitantes do subcontinente, chegaram há 50.000 anos atravessando a pé o estreito de Bering, que nessa época estava acima do nível do mar. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
América Central: países
Este mapa político mostra os países que constituem a América Central, com cerca de 523.000 km2, do istmo de Tehuantepec (México) até a linha da fronteira entre o Panamá e a Colômbia. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
América do Sul: países
A América do Sul representa 12% da superfície terrestre, mas só é habitada por 6% da população mundial.
Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário