domingo, 13 de maio de 2018


O Homem Expandido

 

Ao longo das eras os seres humanos foram ajuntando elementos da primeira natureza como “almas laterais”, como as chamei, funções de alimentação e outras. Não colocarei os animais incorporados pelas mulheres exclusivamente; levando em conta também que os animais cultivados ou cevados, como o gado, foram inicialmente cooptados por elas.

IN-CORPOR/AÇÕES

ANIMAL
AMPLIAÇÃO HUMANA
AS FIGURINHAS DO NOSSO ÁLBUM
Cabra/cabrito
Leite/carne
SAANEN.jpg
Cachorro
Caça
cachorro4.gif
Cavalo
Corrida
cavalo2.jpg
Ovelha/carneiro
Lã/carne
ovelha_dolly.jpg
Vaca/boi
Leite/carne
Vaca.jpg
Outros
?
?

Assim como passamos pelos patamares de PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e de AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo em processo de globalização), também não somos mais humanos como os neandertais de 200 mil anos atrás, nem sequer como os cro-magnons de 80 a 70 mil anos atrás porque incorporamos esses animais, em particular os gatos e os cachorros desde 100 mil anos passados, dizem. Com a ajuda de animais e plantas nos tornamos mais que plantas e animais – fomos além: 1) pele mais grossa como um escudo contra ferimentos e frio; 2) leite abundante, mais que nossas mães nos forneceriam; 3) carne logo no terreirão, sem ter de ir longe à caça (a caça foi trazida diariamente ao quintal); 4) corridas muito mais longas e velozes com as nossas outras quatro pernas (dos cavalos); 5) mordidas muito mais violentas (com os cachorros) e assim por diante.

O ser humano foi enormemente expandido, cresceu e se tornou um gigante perante a Natureza em virtude da incorporação desses seres à nossa aventura.

Isso precisa ser mais bem investi/gado.

Vitória, sábado, 30 de setembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário