domingo, 13 de maio de 2018


Ética ou O Coercitivo ou O Obrigatório

 

A Rede Cognata diz que são a mesma coisa, junto com outras palavras. Primeiro vamos ver as três no dicionário Aurélio Século XXI e depois procuraremos outras correspondências.

Coercitivo
[Do lat. coercitus, part. pass. do lat. coercere, 'comprimir', 'reprimir', 'controlar', 'obrigar', + -ivo.] Adj. 1. Coercivo (1). 
Ético
Ético1 [Do gr. ethikós, pelo lat. ethicu.] Adj. 1. Pertencente ou relativo à ética. ~ V. dativo --.  [Fem.: ética. Cf. hético e hética. ] ético2 [De (fon)ético; ingl. etic, f. red. de phonetic.] Adj. 1. Antrop. Diz-se de categorias e valores utilizados na descrição e análise realizadas pelo observador, e que não correspondem, necessariamente, àqueles que vigoram na sociedade ou cultura em estudo. [O termo passou a ser empregado, na antropologia, por analogia com seu uso original na lingüística.] 2. E. Ling. Diz-se da maneira de estudar ou abordar elementos lingüísticos que leva em conta sua substância, i.e., seus aspectos acústicos e articulatórios, e não seu funcionamento dentro de um sistema específico de unidades distintivas dotadas de significado. [F. ética. Cf. hético, ético e êmico. ] é  -ético [Do gr. -etikós (ger. como adj. de nomes terminados em -esis, como no caso do gr. génesis > genetikós), ou do lat. -eticu.] Suf. nom. 1.              formador de voc. eruditos e semi-eruditos (ger. a partir de subst. em -ese ou em -esia, com as noções de 'pertencente, ou relativo a', 'próprio de', 'que apresenta, ou sofre de', etc.: adiaforético, abiogenético, cataforético, cariocinético.  [Ocorre, tb., com certa jocosidade, em alguns voc. de or. express.: abafanético, escalafobético. V. -ico2 e -ítico. ]
Obrigatório
[Do lat. obligatoriu.] Adj. 1. Que envolve obrigação; que obriga. 2. Obrigado (1). 3. Forçoso, inevitável.

OUTRAS VARIAÇÕES: ético = CERTO = CORRETO = CARTA = CORTE = A/EQUILÍBRIO (sem-equilíbrio) = CABRA = CABRITO = CADELA = EVA = ÚTERO = ÁRVORE = AVARO (?) = ATO = ATIVO = ATIRADO = CÉTICO = CALADO = GERAL = CÓDIGO e segue.

Assim, “ética médica” é o que é correto em medicina, o que é obrigatório na profissão, ação sob coerção, impositiva de fato. A RC permitirá esses avanços, de definir explicitamente o alcance TOTAL dos elementos. Temos de rediscutir tudo.

Vitória, sábado, 30 de setembro de 2006.

 

A ÉTICA NÃO PODE SER ACORDO DE DOIS (ela deve estar presa ao geral)


ÉTICA

etica_prob.jpg
codigo_etica_fenaj.jpg

Ética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A ética (palavra originada diretamente do latim ethica, e indiretamente do grego ηθική, ethiké) é um ramo da filosofia, e um sub-ramo da axiologia, que estuda a natureza do que consideramos adequado e moralmente correto. Pode-se afirmar também que Ética é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário