terça-feira, 15 de maio de 2018


As Cinco Almas do Ser Humano

 

Freud é um dos personagens históricos mais famosos e mais citados; como sempre não há muita gente que tenha lido integralmente sua obra, até porque é cara e difícil de comprar, havendo traduções ruins.

A ESTRUTURA FREUDIANA (simplesmente posta; de fora para dentro)

NO ORIGINAL
TRADUÇÃO
EM PORTUGUÊS
PATAMAR
Superego
Super-eu
Super-consciente
Externo
Ego
Eu
Consciente
Médio (o que chamei de “linha de pensamento”)
Id
(Sub-eu)
Subconsciente
Interno

A ESTRUTURA DO MODELO (Cinco níveis, com equilíbrio no centro)

1. FACE
 
Superproteção
2. supereu
Superego
Proteção
3. eu
Ego
Linha de pensamento
4. subeu
Id
Defesa
5. NÚCLEO
 
Superdefesa

Não há nenhuma demonstração para essa proposição, teria de ser pesquisado; contudo, o modelo foi apontando para isto: um nível de homeostase, médio, dois para cima e dois para baixo. Por enquanto fica apenas como proposta.

SEMELHANÇA COM A ESTRUTURA DA TERRA (poderia ser apenas conjuntural, casual)


Vitória, domingo, 01 de outubro de 2006.

 

FREUD

Freud, Sigmund
Freud, Sigmund (1856-1939), médico e neurologista austríaco, fundador da psicanálise. Seu trabalho com Jean Charcot, dedicado ao tratamento da histeria mediante a hipnose, dirigiu definitivamente seus interesses para o estudo científico dos distúrbios mentais. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

IDEGOSUPEREGO

SIGMUND FREUD
Estrutura da Personalidade
As observações de Freud revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro. Eram proibições sociais que bloqueavam pulsões biológicas e os modos de enfrentar situações freqüentemente chocavam-se uns com os outros.

Ego, Superego e Id

De Wikipedia, la enciclopedia libre

En su teoría del psicoanálisis, Sigmund Freud intentó explicar cómo funciona la mente inconsciente, sugiriendo que tiene una estructura particular. Propuso que el ser está dividido en tres partes: el Ego, el Superego y el id.

Nenhum comentário:

Postar um comentário