quinta-feira, 8 de março de 2018


Mandando Ver

 

De vez em quando coloco umas idéias para filmes, sem saber se serão úteis ou não.

DEPARTAMENTO DE RETALIAÇÃO

No filme há uma seção com esse nome no Pentágono, com burocratas trabalhando muito sérios e compenetrados. Servem para ataques aos inimigos de Estado, grandes causas nacionais, coisas assim, guerras. Certo sujeito de fora dela, mas de dentro do órgão, sofre um aborrecimento qualquer, fica muito enraivecido. Como conhece alguém de lá começa a conversar no bar, conta o caso, o burocrata se condói, resolve aderir e orienta um grupo à perseguição do desafeto do amigo, que se vê em grandes e risíveis apuros. A velha questão: quem vigia o vigilante?

OS MATADORES

Um matador é contratado para matar certa mulher, o que faz com a competência natural. Só que ela é esposa de outro matador, que vê no assassinato um característico ato premeditado e encomendado, saindo à caça do assassino, nascendo daí o jogo de gato e rato, com perseguições muito intensas, o primeiro matador sentindo na pele o que é ser perseguido e encurralado.

TEATRO ROMANO

Uma pessoa completamente comum dos dias de hoje passeia na rua, bebe num bar, sai e vai andando para o teatro com a namorada. Só que não é casa comum, é casa futurista, e ao entrar pela porta ele e ela encarnam em figuras romanas, seguindo a trilha da representação REAL, completa inserção no mundo romano d’algum século passado. E o mesmo se daria noutros lugares com Constantinopla, Luxor, Alexandria, Atenas, Persépolis, Edo, Pequim, Tenochtitlan, Cuzco, etc.

TROCA DE ESPOSAS

É um mundo novo em que os maridos podem trocar de esposas, comprando-as no SUPERMERCADO DE ESPOSAS; certo dia o marido decide fazer isso porque a sua envelheceu, engordou, ele desgostou, vai com as crianças entregar a esposa velha e gasta e pegar uma novinha, brilhante, bela, tudo no lugar – só que depois dos primeiros dias as coisas todas desandam. Os objetos nunca estão no lugar, a esposa que trabalhava fora para ajudar não trabalha mais, os gastos aumentaram muito, o sexo que prometia ser especial também não é tão bom e deixa muito a desejar, as crianças reclamam e assim por diante. Pode também ser troca de maridos, claro.

Penso que as pessoas têm milhares de idéias relevantes e os cineastas, produtores, donos de estúdios deveriam abrir espaço para o envio dessas idéias; que seriam desenvolvidas por roteiristas competentes.

Vitória, quarta-feira, 16 de agosto de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário