segunda-feira, 5 de março de 2018


Brasul

 

BRASUL EM CONSTRUÇÃO

BRASIL
AMÉRICA DO SUL

Vez em quando Gabriel e eu ficamos conversando sobre os avanços do Brasil na América do Sul e de como as nações estão se fundindo através da iniciativa do Mercosul, Mercado do Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, agora incorporando outros). Progressivamente os estados sulamericanos vão se tornando estados brasileiros. E as resistências, os pruridos de independência nada mais são que índices de aceitação, pois as resistências indicam caminhos de contorno, quando a tendência é essa.

Essa sociedade é tal que em tudo é 50/50, quer dizer, o Brasil constitui em torno de 50 % da América do Sul em área, em população e em outros índices. É uma sociedade majoritária que tende ao interesse de todos, creio. Na medida em que o Brasil tenha de fato grandes projetos pancontinentais os outros embarcarão, porque a condução é fácil, é fácil caminhar juntos, motivados pelas oposições dialéticas do passado.

Do outro lado, o mundo está se tornando tão grande em todos os sentidos, com tantos países produzindo em grupos e supergrupos, que ficar separado é perigoso: Nafta, UE, Bloco da Ásia e coisas assim propagam-se rumo à globalização.

Daí o Brasil-Sul ser uma saída natural. Nem precisa de empurrão para ir, já está indo; o Parlamento do Sul, Parlasul como poderíamos chamar, já está em construção. O Brasil pode confortavelmente colocar-se na condição de “papai está observando” e isso nem é ofensivo, foi o caminho histórico, foi assim que se deu.

NOTÍCIAS DA FUSÃO

Brasil articula criação do FMI da América do Sul
Eliane Oliveira e Sérgio Fadul, do Diário de S.Paulo
O Brasil estrutura nos bastidores a formação de uma espécie de Fundo Monetário Internacional (FMI) da América do Sul, que teria ainda as participações de Espanha e Portugal.
Parlamento para o MERCOSUL 2006
Por Laerte Braga, dezembro de 2004.
Uma das decisões da cúpula que reuniu os países membros do MERCOSUL foi a de criar um Parlamento a partir de 2006. O governo do Uruguai se opôs, mas a idéia foi aprovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário