Redefinição da Sala
de Matemática
OS MATEMÁTICOS QUE O MODELO BUSCA
·
Algebristas:
·
Práticos
ou aplicados (voltados para o atendimento aos cientistas e técnicos, e a outros
pesquisadores e desenvolvedores);
·
Teóricos
ou puros (voltados para o desenvolvimento da Álgebra):
1. Licenciatura (ensino para a geração de
nova carga de matemáticos);
2. Bacharelado (pesquisa pura);
·
Geômetras;
·
Geo-algebristas
(interessados em promover a ponte entre ambos).
Seria preciso colocar camisas
diferentes?
Teríamos 12 tipos diferentes. Três
cores e quatro tons para cada qual. Pode parecer brincadeira, mas não é. Até
deveriam sentar juntos, em blocos, porque os interesses não são iguais e as
capacidades também não. Os professores saberiam a quais ensinar mais disso e
daquilo. Além disso, há aquela questão da distribuição estatística na Curva do
Sino, conforme as idades, as formações e outros índices. Isso tornaria a classe
toda repartida, exigindo dos professores muito mais trabalho e do Departamento
muito mais cuidado.
Ora, não vemos isso em lugar nenhum do
mundo, sinal de que estamos bem atrasados no programa de construção. Veja que
mesmo no primeiro mundo não se atende essa necessidade. Não é coisa apenas do
Brasil, nem especialmente do Espírito Santo. Quando alguém olha hoje, vê uma embolação,
não sabe distinguir quem é quem, e até nem poderia, porque não se tem ideia de
possível distinção; simplesmente não vê diferenças. Acha que é “tudo igual”
(como, diz o povo, caminhão cheio de japoneses).
Entrementes, Matemática é o elemento
central da existência de qualquer povo. Só em feira é que os tomates são
oferecidos em bloco, porque o verdureiro quer vender a média. Na extração
matemática isso não é bom.
Vitória, quinta-feira, 11 de novembro
de 2004.
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