segunda-feira, 7 de agosto de 2017


Redefinição da Sala de Matemática

 

                            OS MATEMÁTICOS QUE O MODELO BUSCA

·       Algebristas:

·       Práticos ou aplicados (voltados para o atendimento aos cientistas e técnicos, e a outros pesquisadores e desenvolvedores);

·       Teóricos ou puros (voltados para o desenvolvimento da Álgebra):

1.       Licenciatura (ensino para a geração de nova carga de matemáticos);

2.       Bacharelado (pesquisa pura);

·       Geômetras;

·       Geo-algebristas (interessados em promover a ponte entre ambos).

Seria preciso colocar camisas diferentes?

Teríamos 12 tipos diferentes. Três cores e quatro tons para cada qual. Pode parecer brincadeira, mas não é. Até deveriam sentar juntos, em blocos, porque os interesses não são iguais e as capacidades também não. Os professores saberiam a quais ensinar mais disso e daquilo. Além disso, há aquela questão da distribuição estatística na Curva do Sino, conforme as idades, as formações e outros índices. Isso tornaria a classe toda repartida, exigindo dos professores muito mais trabalho e do Departamento muito mais cuidado.

Ora, não vemos isso em lugar nenhum do mundo, sinal de que estamos bem atrasados no programa de construção. Veja que mesmo no primeiro mundo não se atende essa necessidade. Não é coisa apenas do Brasil, nem especialmente do Espírito Santo. Quando alguém olha hoje, vê uma embolação, não sabe distinguir quem é quem, e até nem poderia, porque não se tem ideia de possível distinção; simplesmente não vê diferenças. Acha que é “tudo igual” (como, diz o povo, caminhão cheio de japoneses).

Entrementes, Matemática é o elemento central da existência de qualquer povo. Só em feira é que os tomates são oferecidos em bloco, porque o verdureiro quer vender a média. Na extração matemática isso não é bom.

Vitória, quinta-feira, 11 de novembro de 2004.

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