segunda-feira, 7 de agosto de 2017


Oscilação no Vitória, Nomadismo e a Saída dos Hominídeos

 

O LAGO VITÓRIA NA ÁFRICA (ele é grande, 24 mil km2 maior que o Espírito Santo -  mais da metade da área deste maior)


VITÓRIA NO EQUADOR (pelas pontas)


Observe que o equador passa na parte de cima, na ponta superior; a maior parte do lago está ao sul do equador. Nem seria ele há 200 mil anos no aparecimento de EMAY (Eva Mitocondrial + Adão Y) o mesmo de agora; nem antes, há 10 milhões de anos, quando do surgimento dos hominídeos – é preciso levar isso em conta, procurando-se o páleo-Vitória nas várias fases.

Como já ficou dito, o fato de acima do equador ser verão em junho e abaixo dele ser verão em dezembro fez com que o povo dali oscilasse, indo de um para outro lado em busca de calor e melhores condições gerais de vida. Os primatas não terão se movido, porque mesmo hoje não oscilam, não se movem como nômades; talvez tenha acontecido depois do primeiro primata que entrou em caverna para a transformação. Mais propriamente deve ter sido antes dos sapiens, antes dos neandertais EMAY porque os hominídeos já se moviam, dado que foram encontrados em toda parte, inclusive na China.

Portanto, podemos dar como certo que tenha começado com os hominídeos: 1) ou se moviam sem nada, apenas coletando, carregando as mulheres e as crianças de cavernas do sul para o norte e vice-versa; 2) ou se moviam premidos pelos esgotamentos das áreas de plantio e de pastos dos primeiros animais domésticos, o que recuaria a domesticação destes para milhões de anos e não para tempos pré-históricos. Se tinham as primeiras áreas de plantio tão cedo e os primeiros animais assim precocemente, esse seria um motivo muito bom para os deslocamentos iniciais. O jogo de ir-e-vir geração após geração, milhão de anos após milhão de anos, criou dentro de nós a necessidade de nos deslocarmos sempre. Certamente um mecanismo teria de responder por essa ânsia nossa, que deve ser pesquisada agora psicologicamente segundo métodos cegos. Tal oscilação, indo-e-vindo milhares e milhares de vezes, autorizou o andar pelo mundo e o conquistar das paisagens, levando consigo o gado e as plantas e movendo os ambientes artificiais para substituir os naturais, modificando a Terra onde passaram.

Somente o acaso de estar o Lago Vitória bem debaixo do equador possibilitaria o enquadramento correto disso que fazemos com a maior sem-cerimônia atualmente.

Vitória, terça-feira, 16 de novembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário