quinta-feira, 3 de agosto de 2017


Os Que Somaram a Fama do Império Romano

 

                            Uma vez o professor capixaba autodidata de música Maurício de Oliveira, perguntado porque não saíra do Espírito Santo para lugares maiores e com maiores oportunidades e reconhecimento mais fácil, disse que se todos fizessem isso como o ES haveria de prosperar? Isso me marcou.

                            O fato é que hispânicos, gauleses, os que viriam a ser os portugueses, alemães, norte-africanos, egípcios, gregos e muitíssimos povos somaram no que ficou sendo a fama dos romanos, assim como hoje tantos povos somam na glória do império americano. Como o Brasil em geral e o Espírito Santo particularmente mudarão se todos saírem? A tentação é grande, mas alguns resistem ao máximo, mesmo à custa de reconhecimento menor, como fez o professor.

                            Seria interessante fazer a listagem de todos os do Conhecimento (magos/artistas, teólogos/religiosos, filósofos/ideólogos, cientistas/técnicos e matemáticos) de outros países que ampliaram a riqueza e a fama dos americanos. Um livro assim seria muito interessante, identificando os países de origem, quanto percentualmente de suas vidas estiveram nos EUA, o que lá fizeram e assim por diante. Por outro lado, se tivessem permanecido teriam produzido tanto? Existe sempre o outro lado. Mas que será importante fazer isso será mesmo.

                            Vitória, segunda-feira, 25 de outubro de 2004.

                           

MAPA DO ÍMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE POUCO ANTES DA QUEDA (na Internet)


                            MAPA DO IMPÉRIO NA MICROSOFT ENCARTA 2004


                            MAURÍCIO NA Internet

A Escola de Música do Espírito Santo (Emes) inicia suas atividades deste ano esta semana e se prepara para a comemoração dos 48 anos de sua inauguração, em maio. Para comemorar a data uma série de evento musicais vão ser oferecidos ao público capixaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário