segunda-feira, 7 de agosto de 2017


Métrica do Vitória

 

MAIS UMA DO LAGO VITÓRIA NA ÁFRICA (já vimos a extraordinária importância dele em vários artigos e a coincidência de estar no centro do V da Forquilha – veja neste Livro 101 artigo Distância da Forquilha aos Lagos)


Medindo sem demasiados recortes e entradas dá 1,3 mil km de perímetro ou contorno; colocando 50 km de distância desde a margem teremos 65 mil km2, mais ou menos a área coberta pela água. Isso é 20 mil km2 mais que a área do Espírito Santo, de modo que era bastante área para coletas, caçadas, plantios e pastoreios primitivos. Note que o Nilo nasce em Jinja, na parte norte do Lago, e dali os habitantes poderiam seguir pela margem esquerda e pela margem direita, passando de um a outro lado até onde desse vau, mas das correntezas para baixo, não; porque havia crianças, mulheres e tralhas a transportar. Embora possam ter se tornado excelentes nadadores com tão extraordinário professor quanto o Lago, dificilmente iriam arriscar a vida dos seus sem ter canoa, que só apareceu muito mais tarde.

Qual é o seu volume de água, qual a profundidade, que tipo de água tem (mais dura, relativamente salgada?), quantos peixes mantém, que tipo de vegetação há em suas bordas? De repente o Vitória e os lagos à sua volta se tornaram importantíssimos. É preciso saber suas relações com a Forquilha: se estão no interior, nas bordas, muito longe. Eles se tornaram centrais em nossa busca de compreensão.

Vitória, quarta-feira, 17 de novembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário