sábado, 5 de agosto de 2017


Atlas Matemático e do Conhecimento

 

                            Quando a gente olha de fora todo o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica) e a Matemática não sabe como acessar as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) que o/a produzem, nem os AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo) onde são produzidos.

                            É claro que o Atlas Matemático estaria dentro do Atlas de Toque, que seria supostamente parte da Árvore do Conhecimento; porém, a Matemática não é propriamente conhecimento, é outra coisa, como está sobejamente exposto. Assim, competiria declarar as pessoambientes dela por seus endereços clássicos (endereço de moradia, fone, fax) e os novos de Internet (sítio e e-endereço ou e-mail), além do D/E (dicionarienciclopédico) de Matemática, conforme já pedido num título assim.

                            Como é que os matemáticos podem se comunicar uns com os outros? Existem as revistas e eles são tão poucos que quase todos “se conhecem”, por assim dizer, embora isso não seja mais verdade, porque havendo, segundo soube pela Internet, seis mil universidades no mundo, cada qual com seu departamento de matemática, digamos cada um com pelo menos 10 deles, já serão 60.000. Nunca houve tantos matemáticos assim no planeta, o que é deveras alvissareiro, mesmo se não são, 95 % ou mais, grandes matemáticos, sequer médios; mas muitos estão estudando Matemática hoje em dia. Para os estudantes, então, seria muito significativo poder dispor de um Atlas, uma espécie de Almanaque que fosse, até uma Revista (leiga) de Matemática (para estudantes, interessados, pais e mães, contratantes potenciais governantes do Executivo, políticos do Legislativo e juizes do Judiciário, e para empresários).

                            VARIAS PROVIDÊNCIAS

·       O Instituto de Matemática separado de todos os outros, como miolo de uma futura universidade exclusivamente dedicada;

·       O Dicionárienciclopédico de Matemática;

·       O Atlas de Matemática (e outro para o Conhecimento);

·       As palestras.

Nenhum conjunto que deseje prosperar pode prescindir de alto e interessado financiamento em Matemática. Se o Espírito Santo deseja saltar de terceiro para primeiro-estado deve investir pesado em Matemática.

Vitória, sexta-feira, 05 de novembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário