terça-feira, 1 de agosto de 2017


A Mola Dialética, as Glaciações e o Derrama do Contrário

 

                            A mola dialética ou tensor dialético foi um dos corolários que introduzi no sentido de apresentar o mecanismo de criação do contrário como sendo de relação cíclica. Por exemplo, na medida em que uma Bola de Gelo gera uma Bola de Fogo planetária, que por sua vez cria outra BG (ou glaciação), como esta finda?

                            O mecanismo é este: ela represa como água num reservatório gravitacional (chamada usina hidrelétrica) e então subitamente o limite é vencido, derramando-se tudo catastroficamente logo a seguir num tempo mínimo. Digamos que acumule 100 ou 1.000 para vazar em 1 ou 0,1. Tipicamente tal ocorre numa avalanche, quanto a mínima energia de um grito ou o barulho de um tapa ou de um pisar de sapato alto de mulher no solo deflagra todo um evento calamitoso. Após a BG ocorre então uma BF. Quando, como no caso da glaciação mais recente, esta foi pequena, o derrame a seguir é pequeno também, relativamente, agindo como tímida inversa de uma exponencial.

DERRAME DO CONTRÁRIO NO PAR POLAR OPOSTO/COMPLEMENTAR

                           

                                                                                                  

 

 

 

 

 

 

Ocorre num prazo mínimo.

Assim, na última glaciação o derrame foi súbito, como é de cada vez; não demora milhares de anos, nem mesmo centenas, nem no contrário também, da Bola de Fogo (época quente) para a Bola de Gelo – também é súbito. Começa a esquentar e de repente vira para o contrário. Não vai ficando mais quente para sempre, acontece a seguir sempre o contrário. Porisso mesmo, quando começou o degelo, isso se deu logo antes de Jericó (primeira cidade, de nove mil anos antes de Cristo, ou 11 mil anos atrás, exatamente lodo depois do degelo de 10 mil atrás, apenas mil anos depois de Jericó). Assim, Jericó ainda foi formada dentro do último evento glacial; mas isso durou pouco, apenas mil anos depois começando furiosa competição.

EU QUERO ENTRAR NA REDE (promover um debate) – diz                       Gilberto Gil

Seta: para a Esquerda: Jericó aqui

Nessa época tudo estava mais frio, havia uma faixa habitável muito menor em torno do equador e a competição era maior; com toda certeza com o súbito degelo as pessoas migraram intensamente para o norte e para o sul, esvaziando Jericó, equivalente essa data (10 mil anos passados) a um despovoamento relativamente maciço da cidade recém-nascida, o que deve estar registrado por lá.

Vitória, segunda-feira, 18 de outubro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário